Imagens: Ford

Em 1998, a Ford lançou o Focus, para substituir o famoso Escort. Ao longo de 4 gerações, foi perdendo espaço para SUVs, mas ainda bom volume de vendas na Europa. Hoje, a marca lança versão 2022 do modelo, pouco mais de 3 anos depois do lançamento da 4ª geração.

Acompanhando as mudanças visuais do Fiesta, o Focus ganha novo desenho de capô e lanternas LED. A motorização continua a mesma, com exceção da versão ST, que perde a opção diesel. Ao todo são 7 opções de motores:

  • EcoBoost 1.0L, que gera 100 cv de potência @ 4500-6000 rpm e 170 Nm de torque @ 1400-4500 rpm
  • EcoBoost 1.0L, que gera 125 cv de potência @ 6000 rpm e 170 Nm de torque @ 1400-4500 rpm
  • EcoBoost 1.0L híbrido, que gera 125 cv de potência @ 6000 rpm e 210 Nm de torque @ 1750 rpm.
  • EcoBoost 1.0L híbrido, que gera 155 cv de potência @ 6000 rpm e 270 Nm de torque @ 1750 rpm.
  • Ecoblue 1.5L turbodiesel, que gera 95 cv de potência @ 4000 rpm e 300 Nm de torque @ 1750-2000 rpm.
  • Ecoblue 1.5L turbodiesel, que gera 120 cv de potência @ 4000 rpm e 300 Nm de torque @ 1750-2250 rpm.
  • EcoBoost 2.3L, que gera 280 cv de potência @ 5500 rpm e 420 Nm de torque @ 3000-4000 rpm.

Os motores 1.0L são aliados a transmissão manual, com opção de automático de 8 velocidades para a versão Ecoblue 120 cv e a novidade é a opção do câmbio DCT de 7 velocidades para as versões híbridas. Na versão ST (apesar de ter ganho uma edição limitada em agosto), tanto o hatch quanto a perua fazem 0 a 100 km/h em 5,7 segundos (5,8 para a perua) e têm velocidade máxima de 250 km/h. Possui 3 modos de condução, modo derrapagem e modo trail, que auxilia em terrenos deromados.

Uma das grandes novidades é o Sync 4, que é uma central multimídia de 13,2", com conexão wireless e atualização OTA. Na parte de segurança, os novos faróis possuem assistente de farom alto, assistente de manobra em baixa velocidade e opcional de Pixel dinâmico, que cria uma região livre de ofuscagem para outro motorista, ilumina a parte interna da curva, muda a forma da luz em chuvas e neblinas, mudança de padrão conforme placa de trânsito.

Ainda conta com assistente de ponto cego, assistente de intersecção, informação sobre acidentes na rodovia, controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, reconhecimento de placas, centralização de faixas, assistente de pré-colisão com freio ativo, park assist e aviso de ocupante traseiro. O painel de instrumento é digital 12,3". A versão ST possui controle de deslizamento limitado, amortecimento controlado, rodas 19" e  modo para pistas que desliga controle de tração e estabilidade

A venda do novo Focus começará em Fevereiro de 2022. O que acha das mudanças? Tem saudade do Focus? Comente

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