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Com os países europeus acelerando as restrições na emissão de gases poluentes, as montadoras estão correndo atrás de alternativas para produzir carros que possam ser comercializados sem problemas. O número de carros elétricos está aumentando consideravelmente e um pequeno movimento de veículos movido a célula de combustível , dá mais opções aos consumidores.

Atualmente são 3 carros que possuem a tecnologia (na ordem Toyota Mirai, Honda Clarity e Hyundai Nexo):

Na célula de combustível ocorre uma reação eletroquímica, utilizando o hidrogênio como combustível, tendo como produto água, convertendo a energia potencial do combustível em energia, normalmente para alimentar um motor elétrico. Mas a tecnologia não é nova, foi inventada em 1838 pelo cientista Wiliam Grove.

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Existe também o motor de combustão interna a hidrogênio, mas não houve modelos vendidos comercialmente devido a sua inviabilidade. O ponto positivo desta tecnologia é o tempo de carga. Por exemplo, o Toyota Mirai tem tempo de carga de 3 a 5 minutos para percorrer 480 km, enquanto um carro elétrico com bateria para percorrer uma distância parecida demora muito mais. Mesmo com tecnologias de carregamento rápido, o máximo é a metade da distância em 30 minutos. Outra vantagem é ausência das baterias (normalmente de lítio), que podem ter efeitos catastróficos em acidentes.

Algumas autoridades questionam a viabilidade da tecnologia por dois fatores: 1. os custos de pontos de recarga e valor dos veículos são maiores que os pontos de recarga para veículos elétricos por bateria. 2. atualmente grande parte do hirogênio é prouzido através de reações de hirocarbonetos, contribuindo para a emissão de gás carbônico no processamento.

Com a segunda geração do Toyota Mirai chegando em dezembro, comente abaixo o que acha dessa tecnologia? Ela consegue conviver com os carros elétricos?

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