O medo de dirigir é mais comum do que você pensa. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 6% dos brasileiros sofrem de “amaxofobia”, ou seja, pavor de dirigir um veículo ou mesmo estar dentro dele. Esse medo pode ser causado por diversos fatores, desde um quadro de ansiedade e/ou depressão, até mesmo um trauma pessoal a bordo de um veiculo, tendo ou não o envolvimento de amigos e familiares. Entretanto esse quadro pode ser revertido e superado. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a conquistar a liberdade de dirigir!
 

1- Identifique a raiz do problema

O primeiro passo para superar seu medo, é entender de onde ele vem e o por quê. Pesquise sobre o assunto, converse com familiares, amigos, parceiras(os). Procure ajuda profissional se for o caso, com psicólogos ou centros de treinamento especializados.

2- Se joga!

Para superar o medo é fundamental que você esteja disposto a enfrenta-lo. Comece devagar, vá em um local onde você se sinta confortável, procure horários de menor circulação de veículos, e ruas de pouco movimento com vias de fácil manobra. Chame alguém para lhe acompanhar. Não tenha medo de errar, é primordial criar confiança em si mesmo. Afinal, é errando que se aprende!

3- Respira e inspira.

A respiração é fundamental pra manter o bom funcionamento do corpo e da mente. Respirar profundamente pode afastar os pensamentos ruins e a tensão que causa a ansiedade e medo. Então se bater AQUELE desespero, relaxa, conta até 10 e respira! Uma garrafinha de água gelada junto ao volante pode ser de grande ajuda!

4- Faça o reconhecimento do ambiente.

Se você ainda não se sente confiante o suficiente pra pegar no volante e dar a partida, tente se familiarizar com a máquina.

Sente no banco, coloque o cinto, sinta o cheiro, ligue e desligue o motor pra saber como ele soa. Dessa forma você estará mais intimo e seguro para pilotar.

5- Acredite em você!

Não tenha medo de errar, deixe a vergonha ir embora e evite se autosabotar. Dirigir é sinonimo de liberdade e independência. Superar nossos medos e obstáculos não tem preço! Treine como e quando puder e peça ajuda sempre que precisar!

 

Gostaram das nossas dicas? Comenta ai se você também sofre desse medo, se já sofreu e como superou.

Até mais!