Hoje no Brasil enfrentamos alguns problemas de mobilidade urbana e de transportes. Tanto a demanda de deslocamentos, necessidade de redução de impactos ambientais, quanto a falta de investimento público. 

Segundo o engenheiro ambiental e especialista em transportes Ivo Reck “O automóvel parece ser uma solução muito boa, mas deixa de ser quando muita gente passa a adotá-lo. O nome automóvel indica autonomia, mas, a partir do momento em que o motorista sai a hora que quiser e pega trânsito no caminho, ele perde a autonomia que acredita ter.”  

As 5 #DicasMotornet de hoje são para quem não dirige (como eu), para quem deseja economizar tempo ou dinheiro, reduzir o estresse e diminuir os impactos ambientais e ser mais sustentável!

1- Aplicativos de transporte 

Apps como o Uber, 99, Cabify e Blabla Car são ótimas opções para quem não dirige, não tem carro ou moto, para quem os tem e quebrou ou simplesmente para evitar congestionamento, estresse, o alto preço dos combustíveis e os famosos gastos de manutenção de um automóvel.  

2- Bicicletas, Scooters, Skates etc.. 

 

O uso da bicicleta como meio de transporte cresceu 24% desde 2007 em São Paulo. A pesquisa foi feita em Julho do ano passado pelo Anda SP e revela que a maioria das viagens (68% do total) de bicicleta é relacionada ao trabalho. Além disso, em algumas cidades podemos encontrar as bikes e patinetes compartilhados como a Yellow, Mobike, Scoo (patinetes). Infelizmente esses sistemas de compartilhamento estão disponiveis apenas nas grandes cidades, porém se você, como eu, mora em uma cidade onde ainda não existem essas opções e deseja optar por algum desses meios de transporte, mas está na dúvida sobre adquirir ou não, a nossa dica é: além de econômico, sustentável e fitness, também são uma ótima opção para trajetos curtos para o trabalho! 

3- Transportes públicos.

Diariamente utilizado por milhões de brasileiros, ônibus, metrôs e trens, são os meios mais populares e acessíveis de transporte. Além de ser uma alternativa para evitar e reduzir o trânsito, pode ser uma forma rápida de deslocamento principalmente nas grandes cidades. Também sendo sustentável é uma ótima opção para quem precisa percorrer longos trajetos. Obviamente existem alguns pontos negativos pela falta de investimento no ramo, tais como; superlotação, inflexibilidade de rotas e horários, tempo gasto entre estações e a falta de segurança. 

4- Caronas.

Se você tem conhecidos, parentes, vizinhos ou agregados que vão para o mesmo local ou próximo ao seu destino, aproveite a carona! Além de reduzir os gastos, alto fluxo de carros e emissão de monóxido de carbono, você também pode desfrutar de boas companhias no trajeto!

5-  A boa e velha caminhada!

Na correria do dia a dia não pensamos muito quando o assunto é saúde. Se tiver um tempo e disposição, e claro, se o trajeto não for longo, deixe o carro em casa e vá caminhando. Além de economizar com combustível, estacionamento e tempo perdido no trânsito, faz bem ao coração! 

 

E aí, gostaram das dicas de hoje? 

Abraços, até mais!