Capa: formulaE

Com a epidemia as categorias começaram a organizar eventos virtuais com seu pilotos. Esses eventos são transmitidos inclusive por redes grandes televisivas e atraem boa audiência. Porém nem tudo são flores:

  1. Bubba Wallace

Fonte: nascar

Na terceira prova do torneio virtual da Nascar, o piloto desistiu e saiu do jogo iRacing. O evento estava sendo transmitido ao vivo. Como consequência do ato, A Blue-Emu, empresa de analgésicos, decidiu encerrar o patrocínio ao piloto.

  1. Kyle Larson

Fonte: wikipedia

Também por uma prova da Nascar no jogo iRacing, o piloto estava com o microfone ligado quando foi pego fazendo um insulto racista. Como consequência do ato, a Chip Ganassi, equipe do piloto, decidiu suspender o piloto e por fim demitindo o piloto.

  1. Daniel Abt

Fonte: formulaE

O último evento foi com o piloto da Audi na Fórmula E, no jogo Rfactor 2. Ele foi descoberto por colocar um piloto profissional virtual em seu lugar na quinta prova do torneito virtual da categoria. Como consequência, ele teve que pagar uma multa de 10 mil euros, desqualificado da prova e foi demitido da equipe.

A demissão de Daniel Abt gerou revolta em outros pilotos:

  • Bicampeão da Fórmula E Jean-Eric Vergne da Ds Virgin Racing criticou o ato em sua conta do twitter
  • James Calado da Jaguar Racing anunciou que não fará mais streaming
  • Antonio Felix da Costa da DS Virgin Racing também anunciou que não fará mais streaming
  • Nicky Catasburg piloto da WTCR declarou medo de participar de eventos online.

Um jogo deve ser levado tão a sério a ponto de demitir um piloto? Levando em conta o caso de Kyle Larson, a demissão foi aceita sem problemas pelo piloto, pois envolveu um insulto racista ao vivo. Nenhuma marca, equipe gostaria de ser relacionada a algo racista. Isto independente de ser virtualmente.

Agora o caso de Daniel Abt, que colocou Lorenz Hoerzing, um piloto profissional virtual em seu lugar. O ato de Daniel tinha começado como uma brincadeira, que seria compartilhado com os fãs. Ele foi penalizado com a desqualificação e multa. Porém a demissão não seria exagero? Uma brincadeira não afeta a imagem da equipe ou de patrocinadores. Talvez, por ele ser filho do dono da equipe, a brincadeira foi punida para gerar a imagem que a equipe não está de “brincadeiras”.

Comente, você acha que as punições a pilotos nos eventos virtuais estão sendo extremas?

Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que adora simrace.