Pneu é um dos itens mais importantes do carro, principalmente em movimento. Pois é ele que permite você frear, fazer curvas, aderência em chuvas. Este é um guia que separarei em 3 partes: tipos e medidas; treadwear; manutenção. Pois é um assunto extenso.

Antes de falar sobre características técnicas de pneus, de como escolher pneus, vamos falar sobre os tipos de pneus que são comercializados:

a. Pneus novos: os pneus novos são obrigados a passar por testes e receber o selo do INMETRO para rodar no Brasil. Por este fator, é proibido trafegar no país com pneus colocado em outros países.

b.Pneus remold: ou pneus remoldados, são pneus que se remove a camada de borracha, aplicando uma nova camada, com vulcanização da borracha. Existem fabricantes que recebem inclusive selo do inmetro. Sua principal vantagem é que chegam a 50% do valor de um pneu novo, suas desvantagens: 

  • gastam 30% a mais; 
  • é dificil, mas pode ocorrer a descolagem da camada de borracha, podendo causar acidentes; 
  • a estrutura dos pneus remold podem ser diferentes, podendo ter comportamentos diferentes, comprometendo a dirigibilidade, estabilidade e comportamento do carro.
  • Aliás, são proibidos em motos.

c. Pneus recauchutados: Aplica-se uma nova camada de borracha com cola, por cima de um pneu usado. Utilizado principalmente em veículos de cargas, ele chega a ser mais barato que o pneu remold, porém como no remold, há possibilidade de descolar a camada de borracha, podendo causar acidentes.

Então, compre pneus em que seu orçamento permitir. Mas se for viajar, pense, qual é mais importante, a vida da sua família ou economizar R$100,00 por pneu? Sem um pneu adequado, você estará colocando a sua e a vida de outros em risco.

Agora vamos falar de informações técnicas, saber as medidas é importante para saber quanto você vai precisar gastar quando for trocar os pneus.

Fonte: http://betopneussmo.com.br/wp-content/uploads/2017/06/codigos-do-pneu.jpg

O que são os números dos Pneus 175/65/R14?

  • O primeiro número corresponde a largura do pneu. Então se for 175, a largura é 175mm. A recomendação é sempre seguir o manual de seu carro para colocar o pneu correto, para seu carro se comportar como deve-se comportar em vias. Existe um cálculo para mudar a especificação de roda de seu carro, mas falaremos isso mais para frente. 
  • O segundo número corresponde a altura em %, então se for 65, a altura corresponde a 65% da largura do pneu, em nosso exemplo a altura seria 113mm. 
  • O terceiro seria o raio do pneu, em nosso exemplo 14 polegadas.

Do lado das medidas do pneu, tem outro número com letra. Por exemplo na medida que usamos como exemplo é comum ver o número 82 com a letra T. O 82 corresponde a carga que o pneu suporta, que é de 475kg. Quanto maior o número, maior a carga que ele comporta. Por isso, caminhões possuem vários pneus. A letra T, corresponde à velocidade máxima que o pneu pode atingir, que é de 190 km/h. Quanto mais próximo do fim do alfabeto, maior a velocidade que o pneu consegue atingir.

Fonte: https://www.pneus-online.pt/assets/img/conseils/lire-le-marquage-des-pneus-moto/PT/lire-le-marquage-des-pneus.gif

Já Pneu da moto: Segue o mesmo padrão de numeração de carros. Por exemplo: 90/90/R18

  • 90 corresponde a largura do pneu, ou seja 90 milímetros.
  • O segundo número corresponde a altura ou perfil do pneu, 90=90% da largura, ou seja 81mm.
  • O terceiro número corresponde se o pneu é radial=R ou diagonal=B (de Bias) e o raio do pneu que é 18 polegadas. 
  • Igual no carro, acompanha mais um número com uma letra, por exemplo 56M, 56 seria a carga de 224kg e M seria a velocidade máxima de 130 km/h.
Algumas marcas usam alfanumérico, mas são raros os usos, a medida métrica é mais usada.
 
Existem pneus traseiros, que são comercializados com numeração por exemplo 2,75-18 . O que é este 2,75? É o perfil do pneu da moto, convertido em polegadas. No nosso exemplo 90/90/18, a medida do perfil pode ir de 2,75 a 3,00 polegadas. Se quiser fazer o cálculo, é só pegar o perfil, no nosso caso 81mm, dividido por 25,4, o resultado é 3,1.
 
Agora vamos falar do cálculo de como mudar a medida do pneu. São dois casos que a mudança de medida de pneu é feita: quando não há o pneu na medida de fábrica ou quando quer mudar a roda, colocar uma roda de liga leve por exemplo.
Se precisar mudar a roda e pneu de fábrica, considere uma diferença de no máximo 3% de diâmetro externo do pneu. Para calcular o diâmetro em mm, deve se pegar o raio do pneu e multiplicar por 25,4. Por exemplo R14=14x25,4=355,6mm. Para facilitar, se aumentar o raio, diminua o perfil (altura), para manter o mesmo diâmetro.
 
Acima da diferença de 3%, seu hodômetro terá diferença de velocidade, pois haverá diferença de rotação, aumentará o consumo de combustível, mudará o conforto e comportamento do carro, sem contar que se pegar na lataria do carro, o pneu pode estorar, podendo causar acidentes. Legalmente, é preciso ir até o Detran regularizar a mudança da roda, por lei é proibido o aumento do diâmetro. Caso queira andar sem fazer o que é previsto em lei, você estará sujeito a multa de R$196,41 e 5 pontos na carteira de habilitação.
 
Comente abaixo, se já precisou mudar a medida do pneu, se teve dificuldades na hora de comprar um jogo.