Imagens: Toyota

No dia 14, a Toyota Research Institute (Instituto de Pesquisa Toyota) com a Universidade de Stanford mostraram um Supra autônomo fazendo drift. O estudo tem como foco aumentar a segurança automotiva, com algoritmos feitos através de dados de pilotos profissionais do drift.

O laboratório de design dinâmico da Universidade de Stanford desenvolve desde 2008 algortimos baseados em pilotos profissionais para carros autônomos enfrentar as emergências mais desafiadoras. A colaboração do Instituto de Pesquisa da Toyota traz uma nova abordagem ao programa, analisando dados de pilotos de drifts e transformando em algoritmos, motoristas que não são preparados para manobras além da sua capacidade, ficarão mais seguros em situação de perca de aderência em pisos molhados ou escorregadios. O controle de estabilidade na verdade atrapalha nestas situações, então um sistema que não faça o carro rodar seria muito bem vindo.

O carro usado para o experimento foi um Supra modificado com body kit e aerofólio. Denominado de EVDC Supra, provavelmente sigla de Electronic Vehicle Dynamic Control - controle eletrônico dinâmico do veículo.

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