O controle de estabilidade é um sistema eletrônico que minimiza a perda de controle da direção em manobras defensivas e perca de tração em acelerações. O sistema controla a tração e freia automaticamente uma das rodas para fazer uma curva, alguns sistemas diminuem inclusive a potência do motor.

Fonte: wikipedia

Historicamente, em 1987, BMW, Mercedes e Toyota, introduziram em seus carros o sistema de controle de tração, que apenas ajudava a não ter derrapagem em acelerações. De 1987 a 1992, o programa de estabilidade eletrônica foi desenvolvido pela Mercedes e Bosch para controlar derrapagem lateral. Em 1990 a Mitsubishi fez o primeiro sistema de estabilidade que controla a tração, ajudando o motorista a fazer curvas.

No Canadá, este sistema já é obrigatório desde 2011, enquanto no Brasil será obrigatório a partir de 2022 para todos os carros, e a partir do ano que vem para novos modelos. Hoje é possível ver o sistema em carros de entrada, como Ford Ka, Fiat Uno e entre outros.

O sistema pode ter várias siglas e nomes: VSA (Vehicle Stability Assist), ESP (Electronic Stability Program). AdvanceTrac, Dynamic Stability Control (DSC), Dynamic Stability and Traction Control (DSTC), Vehicle Dynamic Control (VDC), Vehicle Stability Control (VSC), Vehicle Skid Control (VSC), Vehicle Stability Enhancement (VSE), StabiliTrak e Porsche Stability Management (PSM).

Fonte: http://s2.glbimg.com/zedMoI_UGtbi-87UUOk8fAVSR88=/e.glbimg.com/og/ed/f/original/2015/10/08/bosch-controle-estabilidade.jpg

O item é apontado por especialistas como a maior inovação em segurança automotiva depois do cinto de segurança. Dados estatísticos apontam que 83% dos capotamentos de SUVs (principalmente com esta moda de SUVs) foram evitados pelo dispositivo e evita 43% de mortes.

Apesar de ser um item de segurança muito útil, a maioria dos carros não possuem o sistema adaptativo para superfícies escorregadias. Em uma estrada de terra proporciona mais deslizamento das rodas. Mesmo derrapando, qualquer atrito do pneu no solo ajuda a sair de determinada situação. Nessa situação o sistema de controle de tração tira esse controle do condutor ao prevenir que o carro patine.

Naturalmente, uma estrada de terra proporciona mais deslizamento das rodas. Mesmo derrapando, qualquer atrito do pneu no solo ajuda a sair de determinada situação. Cabe ao motorista dosar o torque no pedal do acelerador. Porém, o ESP tira esse controle do condutor ao prevenir que o carro patine"... - Veja mais em https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2019/09/23/controle-de-estabilidade-quando-posso-desligar-e-quais-sao-os-riscos.htm?cmpid=copiaecola
Naturalmente, uma estrada de terra proporciona mais deslizamento das rodas. Mesmo derrapando, qualquer atrito do pneu no solo ajuda a sair de determinada situação. Cabe ao motorista dosar o torque no pedal do acelerador. Porém, o ESP tira esse controle do condutor ao prevenir que o carro patine... - Veja mais em https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2019/09/23/controle-de-estabilidade-quando-posso-desligar-e-quais-sao-os-riscos.htm?cmpid=copiaecola

Comente abaixo: faz questão que tenha o sistema quando compra um carro? Já teve situação em que sentiu seu funcionamento?