Imagens: GAC Toyota

Em 2004, a GAC e Toyota fizeram uma joint venture para vender carros da Toyota na China. Em 2021, a marca anunciou seu primeiro SUV totalmente elétrico, o bZ4x, desenvolvido em parceria com a Subaru. Com produção a partir de Abril deste ano, a marca começou ontem a venda do SUV na China.

Construido sob a plataforma e-TNGA, faz parte de uma família de elétricos bZ. Pode ser equipado com duas configurações de motor: 1 motor elétrico frontal de 204 cv de potência e 266 Nm de torque ou dois motores elétricos que totalizam 218 cv de potência e 168,5 Nm de torque em cada eixo. Na China, são duas configurações de bateria: 50,3 kWh, que uma autonomia de 400 km na versão de tração dianteira e a bateria de 66,7 kWh, que permite uma autonomia de 615 km na versão de tração dianteira e 560 km na versão de tração integral.

Equipado com suspensão independente nos dois eixos, possui freios a disco nos dois eixos e na parte da segurança possui sistema de direção aitônoma nível 2+. Por dentro possui painel de instrumentos digital de 7", central multimídia que pode ser de 8" ou 12,3", com reconhecimento facial, comandos de voz e atualizações OTA. Conta com tomada 220V com capacidade para 1,5kW, carregamento de celular por indução e som assinado pela JBL.

Na China são 5 variantes com 6 cores disponíveis. Os preços variam de 199.800 a 287.800 Yuans (R$ 144.430 a 208.040), sendo mais barato que no Japão, devido aos incentivos do governo chinês para carros elétricos. Possui as seguintes medidas: 4690 x 1860 x 1650 x 2850 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos).

O que acha do Toyota bZ4x? Comente.

Compartilhe com quem gosta de SUV elétrico.