- 30 de janeiro de 2020
- Por KATSUHIRO
- em Tecnologia
Capa: mazda
Exatamente 100 anos atrás em Hiroshima, era fundada a Toyo Cork Kogyo, que mais tarde se tornaria a Mazda que conhecemos. Para quem tem memória boa, a marca vendeu os modelos MX-3, MX-5, 626 e o Protege entre 1990 e 2000. Há rumores que a marca quer voltar ao Brasil.
A marca é conhecida por aplicar duas tecnologias que despertam interesses dos gearheads.
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Motor Wankel
Fonte: wikipedia
Apesar, de já termos falado, não custa falar novamente deste ciclo. Também chamado de motor rotacionário, é um motor que não usa pistões. Seu uso pela marca, virou identidade, pois depois dos anos 70, virou a única marca a usar o motor e seu primeiro modelo foi o Cosmo Sports 110S em 1967.
Seu maior trunfo foi a vitória em Le Mans em 1991. Foi a primeira montadora japonesa a ganhar a prova, e provavelmente seja a única prova ganha por um motor 100% rotativo. Seu uso pela marca foi até 2012, quando introduziram a tecnologia Skyactiv.
Apesar do fim do uso do motor rotacionário, em 2017 a marca anunciou sua volta, porém como motor que extende a autonomia de carros elétricos. E seu primeiro carro elétrico já foi apresentado, o MX-30.
Fonte: mazda
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Skyactiv X
Fonte: wikipedia
Apesar de já termos falado desta tecnologia, não custa falar novamente. Na verdade a tecnologia, surgiu como Skyactiv G, que consiste em motores de injeção direta de combustível e uma alta taxa de compressão (13 a 14).
A segunda geração, também conhecida como Skyactiv X, usa a tecnologia HCCI-Homogeneous Charge Compression Ignition (Ignição por compressão de carga homogênea), sendo a primeira vez que uma montadora aplica esta tecnologia em carro de produção. Ela consiste em elevar a taxa de compressão para 16, 18, é ai que entra a tecnologia em ação.
Com uma taxa de compressão altíssima, a gasolina entra em combustão como o diesel. Para não sobrecarregar a câmara de combustão está sendo usado a tecnologia SPCCI-Spark Controlled Compression Ignition (ignição de compressão por faísca controlada), que possui a função de dar a primeira faísca, para depois o motor trabalhar apenas por compressão.
Este motor tem de 20-30% de eficiência energética, comparado a primeira geração. Tem previsão de ser usada pela primeira vez este ano.
Saiu um rumor alguns anos atrás que a empresa estava pesquisando forma de desenvolver o Skyactiv-R, que uniria o motor wankel com a tecnologia HCCI, que seria usado num protótipo chamado RX Vision, que por sinal foi anunciado ano passado para aparecer com configuração GT3 no jogo Gran Turismo Sport, quando a marca também anunciou que se tornaria parceira do jogo em 2020, segundo os passos da Toyota e Porsche.
Comente, se tiver alguma história com algum modelo da marca, use a #withMazda, que a história poderá ser selecionada para o site oficial da marca, você pode conferir detalhes AQUI
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