Afinal o que é ciclo de motor? O ciclo é a aplicação direta de uma teoria que todos estudaram no ensino médio: máquinas térmicas em termodinâmica na física. Não se preocupe serei breve, pois este post tem o objetivo de informar os tipos mais comuns que temos em nosso mercado.

  • Ciclo Otto: é o ciclo mais comum, utilizado em automóveis e motocicletas, caracteriza-se pela ignição com faísca, ou seja precisa de vela para seu funcionamento. É o famoso quatro tempos: Admissão, Compressão, Combustão, Exaustão.

fonte: wikipedia

  • Ciclo Diesel: Os motores Diesel caracterizam-se pela ignição por compressão. O fluido de trabalho (normalmente ar) é comprimido sem ser misturado ao combustível e quando o combustível é injetado no fluido comprimido e quente esse se inflama. Conhecido por sua eficiência energética.

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  • Ciclo Atkinson: O ciclo Atkinson foi projetado para dar prioridade à eficiência ao invés da potência e é usado em carros híbridos. Esta eficiência pode ser explicada, pois no ciclo Otto, o virabrequim dá duas voltas para completar os 4 tempos, enquanto no Atkinson, o virabrequim dá uma única volta.

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  • Ciclo Miller: O ciclo de Miller é baseado no ciclo Otto, mas a fase de expansão é mais prolongada que a fase de compressão, permitindo uma sobre-expansão (por isso chamado de um ciclo sobre-expandido) dos gases queimados que, de outro modo, seriam perdidos pelo escape. Também é conhecido como motor 5 tempos, pois há um tempo a mais, a compressão com a válvula de admissão aberta. A diferença entre o Miller e Atkinson, é que o Miller usa um turbocompressor para aumentar a potência, mantendo a eficiência energética.
  • Mazda: a razão pelo qual estou escrevendo sobre a montadora japonesa, ela adota um caminho diferente: a marca utilizou o motor Wankel até 2012, que possue um funcionamento diferenciado. Motores do tipo Wankel oferecem, em relação aos motores a pistão, as vantagens de produzir menos vibrações, já que são puramente rotativos. Possuem maior densidade de potência, ou seja, mais potência do que um motor a pistão de mesma cilindrada e demandam menos peças em sua construção. Como desvantagem, eles aquecem mais, geram mais gases poluentes e gastam mais combustível.

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  • A Mazda recentemente lançou mais uma tecnologia a HCCI significa Homogeneous Charge Compression Ignition) a mistura ar-combustível é comprimida e esquentada ao ponto da auto-ignição. Ou seja, é um motor a gasolina que funciona como ciclo diesel. Aliando a eficiência energética do diesel com a potência da gasolina. A montadora batizou de Skyactive X. Abaixo um vídeo explicativo, porém em inglês

Comente abaixo se já usou um carro com ciclo diferente, se sentiu diferença de desempenho e economia.