Capa: freepik

Você sabia que as partes que mais temos contato, como volantes, alavanca do câmbio, porta copos, porta objetos, maçaneta da porta, podem conter 4 vezes mais microorganismos que um vazo sanitário?

A forma de combater uma possível contaminação por coronavirus, outro qualquer outro agente bactericida, fungicida ou viral, é bastante conhecida, basta passar um pano com álcool etílico, que boa parte desses agentes ficam inertes.

Com os recentes decretos oficiais, as pessoas se desesperam, compram todo álcool em gel disponível nos mercados e farmácias. Sem álcool, quais substâncias podemos usar?

  1. Hiploclorito de sódio: famosa água sanitária, apesar de causar irritação, a China e Coréia, estão utilizando solução de hiploclorito para desinfetar os locais que mais tiveram casos confirmados. Então, pode-se usar o hiploclorito para desinfetar superfícies.

  2. Peróxido de hidrogênio: famosa água oxigenada. Por possuir poder oxidativo, é comprovado pela OMS, Organização Mundial da Saúde, sua eficiência contra microorganismos nocivos para a saúde humana.

  3. Permanganato de potássio: substância que você pode encontrar em farmácias, é usada para secar ferimentos da catapora. Tem uma capacidade oxidativa, que ajuda no combate a várias bactérias e virus.

  4. Isopropanol: ou álcool isopropílico, utilizado para limpeza de equipamentos eletrônicos, tem a mesma capacidade que o álcool etílico, porém só é encontrado em lojas especializadas em limpeza.

  5. Iodopovidona: pode ser encontrada em farmácias, é usada para desinfetar ferimentos, principalmente em cirurgias. Sua eficiência também engloba virus e outros agentes nocivos.

Saiba como fazer um desinfetante em casa, com fórmula reconhecida pela OMS:

Receita de 10 litros:

Formulação 1 Formulação 2
Etanol 96%: 8333ml Isopropanol 99%: 7515ml
Peróxido de hidrogênio: 417ml Peróxido de hidrogênio: 417ml
Glicerol 98%: 145ml Glicerol 98%: 145ml
Preencher com água destilada ou água fervida fria até o limite de 10 litros

O glicerol atua como umectante, facilitando o uso nas mãos.

Comente, gostou das alternativas para manter seu veículo livre de bactérias, fungos ou virus?

Compartilhe esta matéria com quem está desesperado atrás de álcool.