Capa: freepik.com

A Gasolina é como fosse nosso sangue, e considerando o preço hoje em dia, a economia de combustível é essencial.

Mas o tipo de gasolina que você utiliza é voltado para o modelo do seu carro? Você sabe o que é octanagem? Sabe se gasolina aditivada ou premium melhora a economia de combustível?

Octanagem

Ou índice de octano, é o índice de resistência à detonação espontânea de combustíveis. O índice faz relação de equivalência à resistência de detonação de uma mistura percentual de isoctano (2,2,4 trimetilpentano) e n-heptano. Assim, uma gasolina de octanagem 87 apresenta resistência de detonação equivalente a uma mistura de 87% de isoctano e 13% de n-heptano. Segue a octanagem das gasolinas ofertadas no Brasil:

  • Comum - 87
  • Aditivada - 87
  • Premium - 93
  • Podium (BR Distribuidora) - 95
  • OctaPro (Ipiranga) - 96

A octanagem é ligada a potência e rendimento, conforme a especificação do motor. Quanto maior a taxa de compressão, maior a necessidade de evitar explosão espontânea do combustível.

Tipos de gasolinas

Podemos dividir os tipos de gasolinas em 3 grandes categorias: comum, aditivida e premium.

  1. A gasolina comum possui 27% de etanol anidro, como escrito acima possui octanagem 87.
  2. A aditivida, possui substâncias detergentes, que auxiliam a limpeza do motor. Apesar de possuir a mesma octanagem, ela não representa melhor potência e rendimento.
  3. A premium, é mais cara, pois passa por adição de substâncias que aumentam sua octanagem, por isso sua octanagem maior. Se quer potência e rendimento, esta é a gasolina a ser utilizada.

Fonte: somagnews.com

Para concluir, o que mais influencia na economia do combustível não é apenas o tipo dela, mas sim seu costume, sua maneira de dirigir e cuidados com o veículo (manutenção de motor, conjunto de pneus, suspensão e direção).

Comente, qual o tipo de gasolina você usa? Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que possui um veículo