- 10 de março de 2020
- Por Alessandro Gomes
- em Carros
Capa: fiat.it
O 500 (Cinquecento) é um carro que foi lançado em 1957 até 1975, é considerado um dos carros mais icônicos da Fiat.
Fonte: wikipedia
Em 2007, na comemoração dos 50 anos do modelo, foi lançado a versão que é possível ver nas ruas. Em 2016 sofreu facelift, abaixo a versão facelift.
Fonte: fiat.it
A Fiat revelou nesta quarta-feira 4 de março a nova geração elétrica do compacto 500, a apresentação foi realizada em Milão, na Itália. A versão apresentada, apelidada de "La Prima", está sendo limitada a 500 unidades. Este 500 será o primeiro carro elétrico vendido pela Fiat no Brasil, onde chega apenas no fim deste ano, segundo a empresa. Não é a primeira vez que a marca está lançado um modelo elétrico. Sua primeira tentativa foi com o 500e, que foi comercializado de 2013 a 2017. Contanto com 111cv de potência e 199Nm de torque, tinha autonomia de 140km com sua bateria de 24 Kwh.
Seu visual não mudou muito em relação a geração lançada em 2007, com seu estilo adorável modernizado, tornou-se um modelo de sucesso que representa a Fiat. Ele ficou 6 cm mais longo e 6 cm mais largo. A distância entre eixos cresceu 2 cm. Apesar de ficar maior, o Fiat 500 tem menos de 4 metros.
A Fiat preferiu não brincar com o design do 500 EV. Apesar de algumas mudanças de estilo, trata-se de um inconfundível Cinquecento (como dizem os italianos). Há ajustes na dianteira, com um novo para-choque que lembra o Fiat 500 original. Os faróis divididos são outra referência ao modelo de 1957. A traseira também foi levemente modificada.
Curiosamente, o 500 elétrico está sendo lançado na configuração cabriolet (conversível para quatro pessoas). Portanto, ele será realmente exclusivo, pois não há no mercado nenhum carro com a capota que se abre como a do Cinquecento Cabrio. Acredita-se que em breve haverá um 500 elétrico com teto fixo.
Ao projetar o novo Fiat 500 elétrico, os engenheiros quiseram valorizar autonomia e tempo de carregamento, duas das questões principais para os consumidores. As baterias de íons de lítio com capacidade de 42 kWh oferecem autonomia de até 320 km no ciclo WLTP. Além disso, o é equipado com um sistema de carregamento rápido.
São necessários apenas cinco minutos para uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 km, o que é mais do que necessário para o uso diário médio. Em apenas 35 minutos, a bateria está carregada em 80%.
Também há a possibilidade de carregar o automóvel em casa, isso porque o novo Fiat 500 elétrico inclui o Easy Wallbox, um sistema permite carregamento doméstico com uma tomada usual. O dispositivo pode ser gerenciado facilmente via Bluetooth, permitindo que o motorista estabilize sua carga de energia em casa com até 3 kW de energia.
O novo Fiat 500 elétrico possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de condução de cada consumidor.:
- O modo Normal é o mais próximo possível da condução de um veículo com um motor convencional a combustão.
- O modo Range ativa a função na qual é possível dirigir o veículo praticamente só com o pedal do acelerador.
- O modo Sherpa é o modo “economia de energia” onde este modo de condução ajusta parâmetros como velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador; e desativação do ar-condicionado e bancos aquecidos (o motorista tem a opção de ativá-los a qualquer momento).
O motor do novo Fiat 500 elétrico tem uma potência de 87 kW (118 cv), proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (limitada) e aceleração de 0 a 100 km/h em 9 segundos, e 0 a 50 km/h em 3,1 segundos.
Confira o video demonstativo do modelo:
Confira a ficha técnica:
Motor |
1 motor elétrico |
---|---|
Potência |
118 cv |
Bateria |
42 kwh |
Autonomia |
320 km |
Comprimento |
3631 mm |
Largura |
1687 mm |
Altura |
1508 mm |
Distância entre-eixos |
2320 mm |
Preço |
R$ 178.900,00 (conversão aproximada) |
Comente, o que acha do novo 500? Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que adora um carro diferente.