Capa: freepik

Você está trafegando, está chovendo e você não enxerga um buraco coberto por uma poça d'água e você ouve aquele barulho que dói no coração. Dependendo dos danos no pneu é necessária a troca por um novo. Ai vem algumas perguntas:

1. Posso comprar um pneu novo no lugar?

Não, pois colocando um pneu que nunca rodou vai causar um grande problema. O pneu novo vai ter uma aderência melhor com o asfalto, e em caso de freagem, ele vai atuar diferente de outros pneus, fazendo o carro guinar na direção que o pneu está colocado, fazendo você perder o controle.

Algumas pessoas colocam pneus semi novos no lugar, mas é muito dificil achar um pneu que esteja nas mesmas condições de uso de seu carro, fazendo o mesmo efeito citado acima, talvez com menor intensidade. Não arrisque, compre um par de pneus novos.

Fonte: freepik

2. Os pneus novos vão na frente ou vão atrás?

Quando você vai trocar um par de pneus, algumas oficinas perguntam se você quer colocar na frente ou atrás. Algumas pessoas pensam, melhor colocar na frente, pois a direção do carro depende de aderência. Mas o correto é montar o par atrás. Para evitar o problema de perder o controle do carro. Em uma frenagem o peso do carro é deslocado para frente, e como os pneus novos possuem interação melhor com o asfalto, se colocados atrás eles deixarão o carro linear.

E os pneus velhos na frente? Se seu carro não possuir ABS, a distância de frenagem vai ser maior. Em uma manobra defensiva, pode acontecer derrapagem, mas não perderá o controle o carro.

3. Posso trocar de marca?

Pode, pois nem sempre você vai conseguir comprar o pneu de marca e modelo que está no carro, pode ser que não seja mais produzido. Apenas se atente em pegar pneus de mesmo tipo. Se atende as medidas, e as indicações da etiqueta do inmetro.

Fonte: dunlop

Comente, você sabia destes detalhes para trocar seu pneu?

Compartilhe com quem tem dificuldade de desviar de um buraco.