O turbo ou turbo compressor é um equipamentao adicionado aos motores que aproveita os gases de escape para injetar ar nos cilindros ou câmara de combustão. Um turbocompressor inclui um par de rotores radiais, ligados num só eixo, que giram de um lado como turbina e do outro como compressor.

fonte: wikipedia

E qual a vantagem de um motor original com turbo? Atualmente eles estão aliados a downsizing e injeção direta de combustível.

O Downsizing incorpora diversas melhorias como a redução do atrito interno do motor. Que também resulta em uma menor emissão de poluentes e menor consumo de combustível Seu peso é menor, tendo melhor desempenho também. Várias montadoras estão adotando o downsizing em seus modelos.

Algumas montadoras estão adicionado ao downsizing, a injeção direta de combustível. o sistema de injeção direta de combustível permite uma queima mais inteligente, o que se reflete tanto em menor consumo e emissão de poluentes, quanto em maior eficiência. Em outras palavras, é uma tecnologia que permite melhor aproveitamento do combustível, gerando mais energia com uma queima melhor administrada.

Os turbos entram para melhorar ainda mais o desempenho, o aproveitamento da energia, o consumo. Desta forma é possível um motor 1.0 3 cilindros possuir potência na casa do 100cv e torque na casa dos 18kgfm, esses números significam desempenhos semelhantes a um motor 2.0 aspirado com injeção eletrônica, com o consumo próximo a de motor um 1.0 aspirado com injeção eletrônica.

Existe desvantagem nesta tecnologia? Sim, os primeiros modelos de motores turbo tiveram problemas de manutenção por causa da porcentagem de álcool na nossa gasolina, sem contar os sistemas de resfriamento que não foram projetados para o calor de nosso país, onde o óleo queimava. Hoje, os motores estão saindo com a tecnologia flex, e com sistemas que ajudam no resfriamento do conjunto do turbo. Porém, uma desvantagem ainda persiste: o custo de manutenção continua alto, devido a alta pressão que os turbos exercem. Ainda mais se tiver injeção direta.

Porém, é possível ver um movimento das montadoras no Brasil para popularizar os motores turbo.

  1. Volkswagen, com seus motores TSI (turbocharger stratified injection)
  2. Honda, com seus motores de código L15B7, e os que estão sendo desenvolvidos para o próximo Fit.
  3. Fiat, com seus motores Firefly turbo, que serão lançados ano que vem (apesar de já terem usado no punto jet)
  4. Chevrolet, com seus motores Ecotec, sendo introduzido no Onix 2020, sem injeção direta, pela primeira vez este ano.
  5. Hyundai, com seus motores Kappa, já foram utilizados sem injeção direta, agora na versão 2020 com injeção direta

Ou seja é possível ver um movimento de introduzir motores turbo nos modelos mais vendidos. Com a popularização, vem a diminuição do valor de manutenção (teoricamente)

Comente abaixo se já possui um carro turbo, e se planeja adquirir um. Em um próximo post, falarei sobre motores híbridos, que é um movimento exclusivo das montadoras japonesas.