Imagens: Lexus
Em Abril do ano passado, a Toyota revelou o conceito bZ4X, primeiro SUV elétrico da marca, feito em parceria com a Subaru, estreando a plataforma e-TNGA. Com detalhes revelados em outubro, era uma questão de tempo para a versão de luxo ser anunciada. Hoje, a Lexus apresenta o RZ 450e.
Apesar de utilizar a mesma plataforma do Toyota bZ4X e Solterra, o RZ possui dois motores elétricos, um em cada eixo, que somados produzem 230 kW ou 312 cv de potência, quase 100 cv a mais que a versão 4WD da Toyota. Virá equipado com bateria de 71,4 kWh de capacidade que permite uma autonomia estimada de 415 km. Destaque para o sistema DIRECT4, que consegue transferir 100% da potência para qualquer eixo e mudando a proporção conforme a velocidade, aceleração e ângulo de esterço.
Um dos destaque é o novo sistema de direção eletrônica (Steer-by-Wire), que facilita manobras, ligado ao sistema de manutenção de faixa e ao sistema DIRECT4. A suspensão independente é associada a um amortecedor reativo a frequências, que altera a intensidade do amortecimento conforme a condição da superfície que o veículo está trafegando. Na parte de segurança, o SUV virá com o sistema Lexus Safety System+ 3.0.
Por dentro utiliza materiais sustentáveis, é equipado com painel de instrumentos digital 12,3, central multimídia de 14" e Head-up Display. Tanto o Solterra quanto o bZ4X não tiveram ainda preços definidos. O Lexus RZ 450 e começará as vendas no final do ano, quando teremos mais informações. Possui as seguintes medidas: 4805 x 1895 x 1635 x 2850 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos).
O que acha do primeiro SUV elétrico da Lexus? Comente.
Compartilhe com quem gosta de SUVs