Imagens: Porsche

O Porsche Taycan surgiu em 2019 como primeiro carro totalmente elétrico da marca. Já a algum tempo que a marca vem preparando a versão perua e hoje ela fez o lançamento mundial da Cross Turismo

Construido sob a mesma plataforma do Taycan e do Panamera, a J1, o modelo possui arquitetura de 800 V. Serão 4 variantes com a mesma bateria de 93.4 kWh de capacidade:

  • Taycan 4 Cross Turismo com 280 kW  ou 380 cv de potência, com Launch Control de 476 cv de potência e 500 Nm de torque, aceleração 0-100 km/h em 5.1 segundos, velocidade máxima de 220 km/h, autonomia no ciclo WLTP entre 389 – 456 km.
  • Taycan 4S Cross Turismo com 360 kW  ou 490 cv de potência, com Launch Control de 571 cv de potência e 650 nm de torque, aceleração 0-100 km/h em 4.1 segundos, velocidade máxima de 240 km/h, autonomia no ciclo WLTP entre 388 – 452 km.
  • Taycan 4 Turbo Cross Turismo com 460 kW  ou 625 cv de potência, com Launch Control de 680 cv de potência e 850 Nm de toque, aceleração 0-100 km/h em 3.3 segundos, velocidade máxima de 250 km/h, autonomia no ciclo WLTP entre 395 – 452 km.
  • Taycan 4 Trubo S Cross Turismo com 460 kW  ou 625 cv de potência, com Launch Control de 680 cv de potência e 1050 Nm de torque, aceleração 0-100 km/h em 2.9 segundos, velocidade máxima de 250 km/h, autonomia no ciclo WLTP entre 388 – 419 km.

Todos as versões possuem 4 motores, que permite o 4x4, suspensão a ar que permite elevação do carro em 30mm e um modo de condução Gravel (cascalho) específico para o off-road. Os freios a disco são variam de 360 mm a 420 mm com pinças de 6 a 10 pistões na dianteira dependendo da versão e 358 mm a 410 mm com pinças de 4 pistões na traseira dependendo da versão, podendo composto de aço, aço revestido de carbeto de tungstênio ou cerâmica dependendo da versão. A transmissão é de uma velocidade no eixo dianteiro e de dupla velocidade eixo traseiro.

Possui apenas 0.26 de coeficiente de arrasto, capacidade de recarga em padrão de 11 kW de 9 horas, capacidade para percorrer 100 km em 28 minutos em padrão de 50 kW e 22 minutos para carregar de 8 a 80% em padrão de 240 kW, de carregamento rápido. Ele possui compartimento frontal de 84 L para bagagens, porta malas que podem carregar até 1171 L capacidade de 75 kg no teto.

O modelo será oferecido no segundo semestre, inclusive no Brasil. Os preços começarão em R$ 649 mil. Confira as medidas:

Comprimento 4974 mm
Largura 2144 mm (com espelhos)
Altura 1409 mm - 1412 mm (Turbo)
Distância entre-eixos 2904 mm
Porta Malas 405 - 446 L
Peso 2245 - 2320 kg

O que acha da versão shooting brake do Taycan? Comente

Compartilhe com quem gosta de carros elétricos.