Imagens: Porsche
Em 1996, a Porsche lançou o Boxter, um conversível desenvolvido em colaboração com a Toyota. Em 2005, ganhou a versão cupê Cayman e em 2016, ganhou sua quarta geração, mudando o nome para 718. Hoje, no Salão de Los Angeles, a Porsche mostrou a versão GT4 RS e GT4 RS Clubsport, versões que se posicionam como topo de linha do 718.
Equipado com o já conhecido 6 cilindros 4.0L , que gera 500 cv de potência e 430 Nm de torque, aliado a uma transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades. Segundo a Porsche, faz 0 a 100 Km/h em 3,4 sergundos e tem 315 km/h de velocidade máxima. Sua sigla RS não é a toa, conseguiu fazer uma volta em Nürburgring Nordschleife em 7:04.511, mais de 23 segundos mais rápido que o GT4.
Além do desempenho, recebe aerodinâmica e capô em fibra de carbono, vidros leves e paineis de portas de materiais, que deixam o carro com o peso de 1415 kg. Recebe também asa traseira, é 30 mm mais baixo que o 718 Cayman normal, difusor dianteiro e um novo spoiler dianteiro, que representa 25% mais downforce que o GT4. Para aumentar sua rigidez, o chassis também passou por reformulação e recebe escapamento de Titânio.
A Porsche aproveitou para lançar também o 718 Cayman RS Clubsport, tem o mesmo motor do 911 GT3 Cup, mas o torque é aumentado para 465 Nm @ 6000 rpm, mantendo a potência de 500 cv. O chassis também foi modificado para as pistas, recebendo amortecimento e barra de anti-rolagem ajustáveis, podendo ajustar a altura e cambagem. Recebe também partes aerodinâmicas feitas de fibra natural, sendo o primeiro modelo a receber volante, assa traseira, assa dianteiro, capô e outros itens aerodinâmicos.
O Porsche 718 Cayman GT4 RS já pode ser reservado 141.338 euros (mais de R$ 880 mil) com as entregas a partir de dezembro. Já o Clubsport, já sai de fábrica com santo-antônio, bancos Recaro e tanque para corridas de Endurance, pronto para corridas em 2022.
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