Imagens: Mazda

Em 2019, a Mazda revelou durante o Salão de Tóquio, o SUV compacto MX-30, um novo conceito na marca, com motorização elétrica e a gasolina, dependendo do mercado. Seu diferencial está no design, que difere da família CX e possui portas suicidas. Hoje, durante o Salão de Bruxelas 2023, a marca revelou o novo -eSkyactiv R-EV para a Europa, marcando o retorno do motor Wankel.

Em 1957, Felix Wankel fez o primeiro motor rotacionário, batizando de ciclo Wankel, motor que não usa pistões para a combustão. A Mazda é a marca que mais teve sucesso com o motor, utilizando-o até 2018, quando sua produção parou. Com o anúncio do MX-30, a marca revelou planos de utilizar novamente o motor rotacionário no sistema plug-in do SUV. O MX-30 é equipado com motor e-Skyactiv que produz 167 cv de potência e 250 Nm de torque, aliado a um motor Wankel de 75 cv de potência que age como extensor de autonomia.

A bateria do SUV tem capacidade para 17,8 kWh de capacidade, permitindo uma autonomia totalmente elétrica de 85 km e faz 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, com velocidade máxima de 140 km/h. O motor rotacionário tem um tanque de 50 L para aumentar a autonomia do MX-30 para mais de 600 km. Na parte da segurança, possui direção autônoma nível 2+ e por dentro, possui painel de instumentos de 7", central multimídia de 8,8" e Head-up Display.

Serão 5 variantes, incuindo a versão especial Edition R (da capa) com 9 cores disponíveis, os preços variam de €35.990  a 40.040 (R$ 198.560 a 220.905). Possui as seguintes medidas: 4395 x 1795 x 1555 x 2655 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos), 355 L de capacidade para porta malas, expansível para 1155 L.

O que acha do Mazda MX-30? Comente.

Compartilhe com quem gosta de SUVs