Imagens: BMW
Em 1984, a BMW lançou a primeira geração do M5, a E28. Em 2023, a marca lançou a versão touring (perua) da 8ª geração da Série 5 em fevereiro deste ano. Em junho, a marca lançou o M5 (G90) e ontem durante o Monterrey Car Week, a M5 Touring (G99).
Equipada com o mesmo motor da M5, um 4.4 L V8 biturbo, que produz 585 cv de potência e 750 Nm de torque, aliado a um motor elétrico de 197 cv de potência e 280 Nm de torque. Quando trabalham juntos são 727 cv de potência e 1000 Nm de torque, acelerando 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, velocidade máxima de 305 km/h (pacote M Driver). A bateria tem capacidade de 22,1 kWh, que permite uma autonomia elétrica de 69 km. Destaque para o Boost Control, que funciona entre 30 a 150 km/h permitindo o máximo de potência sem atraso.
O design é inspirado no M5 e atransmissão é automática de 8 velocidades. Possui suspensão independente nos dois eixos com amortecedores adaptativos, eixo traseiro esterçante, tração integral, controle de delizamento limitado, são 5 modos de condução e sistemas de direção autônoma nível 2+. Por dentro, possui painel de instrumentos de 14,9", central multimídia de 12,3", luzes ambientes, head-up display e som assinado pela Bowers & Wilkins.
Disponível em 10 cores, 4 opções de interior, sendo a primeira vez que a Touring será vendida em território estadunidense. Nos Estados Unidos, os preços partem de US$121.500 (R$ 664.665), com lançamento em outros mercados no final do ano. Possui as seguintes medidas: 5096 x 1970 x 1516 x 3006 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos), com 500 L de capacidade de porta malas.
O que acha da M5 Touring? Comente.
Compartilhe com quem gosta de peruas esportivas.