- 14 de novembro de 2019
- Por KATSUHIRO
- em Tecnologia
Fonte da capa: http://www.hcaldas.com/imagens/lhjetronic.jpg
Se não sabe como o combustível é injetado em seu motor, esse é o seu guia. Motores a diesel sempre foram por injetores, a gasolina até a década de 80, os automóveis usavam carburadores, com alguns usando injeção mecânica. Nós temos uma matéria sobre ciclos de motores onde falamos um pouco de injeção.
A injeção eletrônica de combustível surgiu em 1957 por uma empresa chamada Bendix, em carros da AMC. E quais são os benefícios da injeção?
- Melhor eficiência energética: melhor aproveitamento do combustível, isso significa menor consumo e menos gases poluentes
- Melhor respostas: como o combustível é vaporizado, sendo misturado com o ar antes ou dentro da câmara de combustão, o acelerador responde melhor, pode-se produzir mais potência e torque.
Vamos ao que importa, de como funciona o sistema:
fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/29/Injector3.gif
- Injetores: como o próprio nome diz, injeta o combustível na câmara de combustível
- Bomba de combustível: responsável por levar o combustível do tanque até o motor
- Regulador de combustível: responsável por regular a pressão de combustível
- ECU ou ECM(Engine Control Unit ou Module): central eletrônica que controla todos os sensores e componentes do sistema
- Sonda Lambda: mede a quantidade de oxiênio na exaustão
- Sensor de fluxo de ar: como o próprio nome diz, determina o fluxo de ar que deve entrar no motor
- Sensor de efeito Hall: sendor que mede a diferença de potencial em um condutor elétrico, transversal ao fluxo de corrente e um campo magnético perpendicular à corrente.
Por questões de consumo e ambientais, a partir da década de 80, todo carro produzido saiu com o sistema. No Brasil, o primeiro carro a ter o sistema foi o Gol.
Fonte: https://lh3.googleusercontent.com/-HPW1ubicEz0/WFetytQ1KhI/AAAAAAAAAhw/yhtz2VKQVNg/s640/blogger-image-1356821682.jpg
Deu para perceber que o sistema é complexo. Se seu carro está perdendo potência ou gastando muito. Recomenda-se uma revisão de todo o sistema de injeção eletrônica. Aqui na MOTORNET, você tem até desconto deste serviço em uma oficina especializada no assunto. Clique Aqui
Ah, não é toda oficina que faz o serviço, faça sempre em oficinas especializadas de preferência. Comente ai, se já teve problemas com o sistema, e se quiser uma matéria em específico também