Capa: acceleratedtechnologies.ca

Recentemente, falamos de dicas de como fazer a manutenção da embreagem de motos. Com o lançamento da linha 2021 da BMW G 310 GS, podemos ver um movimento das montadoras para instalar uma tecnologia que antes fazia parte apenas de motos de alta cilindradas, a embreagem deslizante, em motos de menores cilindradas.

A tecnologia foi introduzida pela primeira vez em uma moto de corrida, a Honda NR500 em 1982, que participou dos campeonatos da 500GP, antiga MotoGP, de 1977 a 1982, quando o projeto provou que não era rápida o suficiente para ganhar corridas.

Fonte: wikipedia

A embreagem deslizante (também conhecida como limitador de torque traseiro) possui um mecanismo de roda livre integrado, cujo principal ação é diminuir os efeito da frenagem do motor em desaceleração. Evitam o excesso de rotação do motor e saltos da roda traseira (ou ruído), especialmente sob frenagem brusca.

Fonte: slipperclutchs

A embreagem deslizante consiste em duas bases, uma com garras de cão e rampas com rolamentos de esferas, um cubo estriado e placas de embreagem. Em operação normal, as embreagens do cão acasalam, conduzindo a transmissão. Quando um torque de retorno vem da transmissão, o cubo estriado desliza pelas rampas do rolamento, desconectando-se das placas de embreagem e permitindo um deslizamento limitado entre a entrada e a saída.

Este tipo de embreagem é projetado para desengatar parcialmente ou "escorregar" quando a roda traseira tenta mover o motor mais rápido do que ele funcionaria com sua própria força. As forças de frenagem do motor em embreagens convencionais normalmente serão transmitidas de volta ao longo da corrente de transmissão, fazendo com que a roda traseira salte, vibre ou perca tração. Isso é especialmente observado em motores de quatro tempos de cilindrada maiores, que têm maior frenagem do motor do que seus dois tempos ou contrapartes de deslocamento menores. As embreagens slipper eliminam essa carga extra na suspensão traseira, proporcionando aos pilotos uma direção mais previsível e minimizando o risco de acelerar demais o motor durante as reduções de marcha ou fazer a roda traseira travar numa frenagem.

Comente, se você acha que esse movimento da BMW é isolado, ou ela vai instalar em todas as motos. Deixa o sistema de embreagem mais caro, mas deixa mais seguro, mesmo que a moto tenha ABS.

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