Nossa, uma matéria como se ajustar no carro? Sim, a importância de ajustar o banco corretamente, não só ajuda no conforto, mas na segurança de quem está dentro do carro, como de outros motoristas.

O conforto, é uma questão principalmente para grandes períodos na direção. Se estiver na posição correta, você não sentirá dores nas costas, no pescoço, nos ombros, nos joelhos, nos pés.

A segurança, se seu braço estiver na distância correta, proporciona girar mais o voltante. Ou seja, possibilita que você faça manobras defensivas com maior segurança.

Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn%3AANd9GcSxkq39n5ecXGXHS1wUc0-9aHcXuWV95Sc-HTFaGDkIsXLFRFP2

  1. Altura do banco: A altura do banco é regulável em alguns modelos, sua altura se for regulável, não pode ser muito alta nem muito baixa. Sua regulagem influencia principalmente no pescoço, se seu pescoço estiver inclinado, haverá pressão no local, gerando dores desnecessárias
  2. Distância do banco: A distância do banco deve ser conforme o tamanho da sua perna. Seus joelhos devem estar levemente dobrados, para que no acionamento de algum pedal, sua perna não estique completamente, para não perder a sensibilidade do pedal. Sua regulagem influencia principalmente na sua perna, joelhos, no tornozelo, se estiver em cidades, com trânsito pesado, causará desconforto
  3. Ângulo do banco: O ângulo do banco independe da altura do motorista. O ideal é que sua coluna esteja ereta, ou seja, seu ombro tem que estar tocando o banco. Dessa forma, você terá apoio e a distância correta para fazer manobras. Então não faça como muitos, deixando o banco lá para trás, como um rapper em clipes de músicas, isso causa perigo não só para você como para outros.
  4. Regulagem do voltante: A regulagem de altura e distância do volante influencia na manobralidade do veículo. A distância correta é fácil. Coloque seu braço esticado emcima do voltante, se seu pulso estiver exatamente em cima do volante, essa é a distância correta. A altura do volante também, não pode ser muito baixo, pois tocará sua perna, e nem muito alto, pois terá pressão em seus cotovelos e ombros.
  5. Encosto de cabeça: O encontro de cabeça deve estar sempre na altura, em que sua cabeça sempre esteja tocando-a. Isso também é influenciado pelo ângulo do banco. Sua regulagem influencia em grandes distâncias, na pressão sob seu pescoço.
  6. Cinto de segunraça: Se seu carro tiver ajuste de cinto, ajuste sua altura para ter um conjunto completo, sem ter nenhum interferente em sua direção. Sua regulagem pode causar incômodo no pescoço ou ombro.
  7. (Bônus) Retrovisor: Regule o retrovisor do carro conforme a posição que é ideal para sua direção. Se estiver enxergando muito seu carro no retrovisor, você está perdendo muita visão. Regule o máximo para fora, para não gerar nenhum desconforto no seu uso também.

Vídeo da jaguar ilustra bem:

Então sempre revise sua posição de dirigir, é algo que qualquer um pode fazer, e é rápido.

Comente ai se aprendeu com essa matéria, e também pode pedir algum assunto