Gran Turismo surgiu em 1992 liderado por Kazunori Yamauchi, demorando 5 anos para ser lançado para o PlayStation em 23 de Dezembro de 1997. Gran Turismo foi o primeiro jogo a popularizar os simuladores de corridas, e foi considerado o melhor simulador na época.

Contando com 14 edições, é a franquia que mais vendeu sob a marca PlayStation na história. O atual jogo, Gran Turismo Sport foi homologado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) como o primeiro campeonato virtual a ser reconhecido pela federação. O primeiro campeonato aconteceu durante o ano de 2018, e a premiação para o campeão, o brasileiro Igor Fraga, aconteceu em São Petesburgo, juntamente com os campeões das principais categorias do automobilismo mundial.

fonte: gran-turismo.com

Gran Turismo também tem como marca ter jogadores que passaram do virtual para o real e estão trazendo resultado. Esse programa é chamado de GT Academy, que aconteceu entre 2008 e 2016. Dentro do Gran Turismo, podemos destacar alguns ex-jogadores, hoje pilotos, que estão fazendo bonito:

Lucas Ordóñez, o primeiro campeão do GT Academy, correu em Le Mans, um dos maiores eventos automobilísticos, conseguindo como melhor resultado 2º na categoria LMP2

Jann Mardenborough, o piloto mais ativo do programa, pilota desde 2011, já passou pela GP3, GP2, categorias de acesso a F1, conseguiu 3º lugar na categoria LMP2 em Le Mans, e hoje corre no Super GT, no Japão.

Igor Fraga, o atual campeão do campeonato de GT Sport, está correndo pela F-3 Regional Européia, e está em 4º na classificação geral. Ele também foi campeão do Shadow Project do ano passado, fazendo parte do time de simuladores da McLaren.

Então levando em conta, a importância que o jogo ganhou, contando com colaboração do Instituto Senna, de Lewis Hamilton, entre outros, hoje podemos concluir que o caminho para o automobilismo está variado. Gran Turismo, é o título que proporcionou este fato.