Imagens: Dofern

A Dofern é uma marca do grupo Taizhou Dofern Vechicles, uma empresa que produzem partes e motores automotivos. Em 2019, a Dofern lançou sua primeira scooter elétrica, a D1, com um diferencial, com duas rodas no eixo dianteiro. Baseada nela, este ano ela lançou a versão a combustão F1.

Equipada com motor monocilíndrico de 278 cc, que gera 21 cv de potência @ 7250 rpm e 23 Nm de torque @ 6000 rpm, aliado a uma transmissão CVT. Comparando com sua versão elétrica de 3000W, é uma grande avanço. A versão elétrica tem uma autonomia de 200 km, segundo a marca. A F1, apesar de ter apenas 3,7 L de tanque, vai ter uma boa autonomia para centros urbanos.

A marca chinesa, apesar de nova, se aventura no mesmo nicho de Peugeot e Yamaha em scooters de 3 rodas, com duas rodas no eixo dianteiro. Mas a forma é um pouco diferente: sua suspensão dianteira é composta por 4 braços telescópicos, que permitem uma melhor estabilidade e confiança para o condutor. Possui também faróis em LED, porta USB e painel de instrumentos em TFT de 5". Os freios são a disco possuindo o sistema ABS+CBS para distrubuir a frenagem entre as 3 rodas.

A scooter tem o preço inicial de 25.980 Yuans (R$ 22.835). Com as seguintes medidas: 2080 x 760 x 1340 x 1490 mm (comprimento x largura x altura x distância entre-eixos), tem o valor próximo de uma scooter normal de mesma cilindrada na China, sendo uma boa opção para quem quer mais segurança e conforto por um preço acessível.

A Dofern está preparando uma versão de 150 cc, acha que ela faria sucesso no Brasil? Comente.

Compartilhe com quem gosta de scooters