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Como os motores turboalimentados se tornaram predominantes nos carros e caminhões convencionais nas últimas duas décadas, a tecnologia avançou substancialmente. Cada vez mais, as montadoras estão procurando maneiras de incorporar os turbocompressores com mais eficiência, incentivando os engenheiros a oferecer os benefícios de sistemas maiores e mais complexos em embalagens menores.

Nós já falamos sobre motores turbo. O tipo mais comum é o tipo radial, com eixo único. Como podemos ver na figura:

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Alguns donos de carros, procurando mais potência mexem o que chamamos de estágio. Em estágios a pressão do turbo é aumentada para gerar mais potência. Em alguns casos, usa-se turbos duplos.

Ao longo dos anos, os engenheiros encontraram maneiras de obter os benefícios desse tipo de sistema sem usar várias turbinas. Uma das soluções é o turbocompressor de dois eixos.  

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Um turbocompressor de dois eixos combina essencialmente um compressor pequeno e grande em uma unidade física. Em vez de um único eixo que corre entre o impulsor de exaustão e o compressor de admissão, existem dois eixos assentados concentricamente, o que significa que um é oco e gira independentemente ao redor do outro.

Nas duas extremidades do eixo interno, há um impulsor axial em forma de leque. Eles têm menos área superficial e massa do que os compressores radiais maiores e, portanto, enrolam mais rapidamente. No eixo externo, você tem dois compressores radiais grandes em forma de disco. Estes são os seus cavalos de trabalho, mas só podem aumentar quando a velocidade do motor subir e a pressão de escape aumentar.

Os impulsores axiais menores giram primeiro, o que aumenta a pressão que entra no compressor radial no lado da entrada, permitindo que eles se movimentem mais rápido do que com apenas o fluxo de ar natural de entrada. À medida que esse impulso de baixa potência alimenta o motor e sua velocidade aumenta, o impulsor radial maior do lado do escapamento assume o controle, transformando o compressor do lado da entrada e aumentando o impulso de pico.

Traduzindo tudo isto, é como combinar uma turbina de avião que é axial, com uma turbina de carro que é radial. Essa combinação, no final, resulta em maior compressão, sem necessariamente usar turbos duplos ou usar turbos gigantescos para produzir mais potência.

Esta tecnologia, apesar de ser mencionada pela primeira vez em 1990, na SAE 900357, foi patenteada pela Honeywell, que faz turbos pela marca Garrett, porém ainda não é utilizado por nenhuma marca.

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