Capa: electricmotorengineering.com

Com as montadoras aumentando seus portfólios de carros elétricos, a autonomia de veículos elétricos é um detalhe importante a ser pesquisado no desenvolvimento de um modelo. Igual a economia de um veiculo a combustão, a autonomia pesa na escolha de um novo carro ou moto.

E o que ajuda a aumentar a quantidade de quilômetros percorridos com uma carga? Apenas a capacidade da bateria em kwh? O que ajuda realmente é o sistema de gerenciamento de bateria ou BMS (Battery Management System).

É um sistema eletrônico que gerencia a bateria, protegendo-a que trabalhe fora da área de operação segura. Ele monitora, calcula dados secundários, controla o ambiente, autentica ou faz o balanceamento de cargas.

Ou seja, ele pode monitorar:

  • Voltagem: voltagem total, voltagem de células individuais, etc.
  • Temperatura das células das bateria
  • Estado da carga da bateria
  • Estado do uso bateria em comparação a capacidade de fábrica
  • Estado da capacidade da bateria em um intervalo de tempo
  • Estado de segurança
  • Fluxo de ar para resfriamento (se houver)
  • Sistema de recarga (quando o veículo freia ou deixa de acelerar)

Basicamente, o BMS é tão importante quanto o  ECU (Engine Computer Unit) unidade que gerencia o motor. Sua otimização permite não apenas a autonomia de um veículo elétrico, assim como sua segurança em relação as baterias.

Segue uma animação de um sistema de recarga de bateria por desaceleração

Fonte: makeagif.com

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