- 24 de junho de 2020
- Por KATSUHIRO
- em Automobilismo virtual
Capa: acc.505games.com
Ontem com o lançamento de Assetto Corsa Competizione para Xbox One e PS4, surge uma dúvida: como ele consegue se aproximar da realidade. O jogo é considerado um dos melhores simuladores de GT3 da atualidade. Por dois fatores: o comportamento dos carros e a simulação de pistas da realidade. As pistas do jogo todas são feitas utilizando a tecnologia Laserscan. Saiba como essa tecnologia ajuda a aproximar o virtual do real.
Fonte: wikipedia
A tecnologia combina lasers direcionais com laser de distanciamento. Medindo a distância em todas as direções, o scanner captura a superfície e características de objetos, construções e do terreno. O resultado é convertido em dados 3D que permitem a artistas especailistas conseguirem contruir um circuito com o máximo de detalhes possível. Desta forma, o piloto sentirá as zebras, variações de ondulação, detalhes fora da pista, enfim tudo que o carro vai mudar seu comportamento em pista.
Fonte: acc.505games.com
O scanner é instalado em uma van, onde ele completa algumas voltas. Estas voltas dependem da quantidade de objetos que há na pista. Há também uma câmera infravermelha que captura todos os detalhes. O tempo de desenvolvimento de um autódromo no virtual, depende também da complexidade do mesmo.
A tecnologia não é nova, foi utilizada na década de 60 por aviões para fazer reconhecimento de áreas. Conforme o tempo passou, a tecnologia começou a ser utilizada principalmente na engenharia, para avaliação de construções. Na agricultura em soluções automatizadas de colheita. E na indústria automotiva, com os carros autônomos.
Comente, já teve a oportunidade de comparar o real com o virtual? O jogo Automobilista usa a tecnologia para reproduzir pistas brasileiras.
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