Capa: framestraightsystem

O alinhamento e balanceamento afeta dois fatores: a vida útil dos pneus e a estabilidade da moto. São indicadas quando há necessidade de trocar o pneu ou fazer um reparo. Aros amassados, desgaste prematuro dos rolamentos do cubo da roda, raios frouxos e até uma queda da motocicleta são fatores que causam o desalinhamento das rodas.

O alinhamento e balanceamento de moto deve ser feito a cada três meses. Você pode fazer um simples teste visual nos raios, pneus e aros, além da calibragem correta dos pneus que podem evitar muitos problemas. Já o balanceamento é feito em rodas de liga leve usadas em motos acima de 600 cc, que calçam em sua grande maioria pneus radiais.

Além da hora de troca de pneus, formas de identificar a hora de fazer a manutenção:

  • Na roda dianteira: pode ser sentida como uma direção solta ou vacilante em vibrações de alta velocidade ou até em uma direção mais dura.

  • Na roda traseira: uma vibração será transferida para o guidão da motocicleta em algumas rotações e velocidades mais específicas.

Você pode fazê-lo sozinho.A ideia é neutralizar o peso sem causar qualquer desequilíbrio, adicionando mais peso em frente ao ponto mais pesado da roda para contrabalançar isso. Colocar pequenos pesos ao aro, em que o efeito da força centrífuga é grande, consegue também o resultado.

Estes pesos geralmente vêm em tamanhos 5 g e 10 g e são feitos para grudar, para mantê-los no lugar. Proprietários de motocicletas clássicas preferem caroços de chumbo/solda envolta em torno dos raios. Rodas de Motocross são muito raramente equilibradas, já que eles usam braçadeiras de segurança na borda para segurar o pneu em que são praticamente impossíveis de colocar contrapeso.

Agora se não ver um buraco:

framestraightsystem

Fonte: framestraightsystem

Não tem jeito, é necessário procurar um especialista em rodas.

Comente, você faz o alinhamento e balanceamento regularmente?

Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que depende da moto