Capa: ktm.com

Em 2014, a KTM lança sua flagship para motos naked, a 1290 Superduke R, que substitui a 990 Super Duke.

Em 2017 foi lançada sua segunda geração, com um motor refinado, eletrônica, mudança no estilo. E em 2019, no EICMA, Esposizione Internazionale Ciclo Motociclo e Accessori, ou Salão de Milão, foi apresentada a terceira geração da moto.

A KTM apelida-a de a “A Besta”, pois suas duas gerações tinham uma curva de torque muito agressiva, e o condutor tinha que dominar a moto. A terceira geração sofreu alterações de chassis, mecânica  e eletrônica, para o condutor ter uma experiência melhor com o principal da moto: Seu motor V-Twin de 179cv de potência e 140 Nm de torque.

A moto recebeu novas suspensões, o motor recebeu refinamento e ajustes na curva do torque. Na parte de equipamentos, um novo IMU (Inertial Measurement Unit), que é um dispositivo que mede a velocidade e aceleração angular da moto. Esta nova unidade tem 6 eixos, que ajuda a controlar o ABS e o controle de tração. A moto também conta com novas pinças de freio.

Na parte do conforto, um novo painel em TFT, os 3 modos de condução: chuva, rua e esporte foram refinados, e foram adicionados os modos Pista e Performance. Também foram adicionados controle de cruzeiro,sistema keyless, e uma luz de freio adaptativo.

Confiram o video promocional da moto:

Confiram a ficha técnica da moto:

Motor 1300cc 2 cilindros 8V
Potência 179cv @ 9500 rpm
Torque 140 Nm @ 8000 rpm
Transmissão 6 velocidades
Tanque 16 L
Distância entre-eixos 1497 mm
Altura do assento 835 mm
Peso seco 189 kg
Pneu Dianteiro 120/70 x 17
Pneu Traseiro 200/55 x 17
Velocidade máxima 304 km/h
Preço (EUA) R$82.000,00 (conversão aproximada)

Disponível em 2 cores: Laranja e preto, ainda não tem data de lançamento da nova geração para o Brasil, o preço no EUA, pode nos dar uma base, o quanto custará para ter a nova besta por aqui.

Comente, o que acha da nova besta. Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que tem paixão duas rodas como você.