Capa: unsplash
O Brasil conta com 28 milhões de motos, segundo o Denatran. Muitas destas motos usam o mesmo capacete por vários anos, inclusive depois de algum impacto em alguns casos. Para evitar maiores sustos separamos 5 dicas para escolher um capacete. Antes disso, lembre-se: os capacetes devem ser trocados a cada três anos de uso ou cinco de compra e sempre que sofrer algum impacto.
1. Características do capacete
Observar a qualidade do forro, da viseira e da cinta jugular. O equipamento ideal deve ser confortável, absorver bem o suor e ter uma boa capacidade de respiração. O órgão indica capacetes com forros removíveis, para facilitar a higienização com grande frequência.
2. Tipo do capacete
Se não sabe o tipo, confira nossa matéria sobre como é feito um capacete. O tipo do capacete influencia na segurança, no estilo e no conforto.
Fonte: motorcyclelegalfoundation
3. Tamanho do capacete
O tamanho do capacete deve o mais justo possível, pois o forro se adapta com o rosto. Escolher um capacete que não aperte a testa. Confira se o capacete permite utilizar confortavelmente óculos de sol ou de grau. Caso o equipamento não possua viseira, é obrigatório o uso de óculos de proteção que permitam a utilização simultânea de óculos comuns.
4. Garantia e segurança
Confira se o capacete possui garantia, e não custa repetir: troque o capacete mesmo que não tenha impacto. Visualmente ele pode parecer intacto, mas sua segurança pode se comprometer com o tempo. Qual é melhor: investir em um capacete novo ou lidar com um traumatismo craniano? Confira também se possui selo do Inmetro.
5. Visibilidade
Um dos investimentos é a tecnologia conhecida como pinlock. Trata-se de uma película encaixada na viseira que promete a manutenção de 100% da visão em dias chuvosos, de frio ou neblina.
Extra: O que você faz com o capacete velho? Existem pontos de coleta para reciclagem ou entre em contato com a fabricante do seu capacete para se informar as condições de envio
Comente faz quanto tempo que não troca seu equipamento?
Compartilhe com quem tem moto.