Capa: unsplash

O Brasil conta com 28 milhões de motos, segundo o Denatran. Muitas destas motos usam o mesmo capacete por vários anos, inclusive depois de algum impacto em alguns casos. Para evitar maiores sustos separamos 5 dicas para escolher um capacete. Antes disso, lembre-se: os capacetes devem ser trocados a cada três anos de uso ou cinco de compra e sempre que sofrer algum impacto.

1. Características do capacete

Observar a qualidade do forro, da viseira e da cinta jugular. O equipamento ideal deve ser confortável, absorver bem o suor e ter uma boa capacidade de respiração. O órgão indica capacetes com forros removíveis, para facilitar a higienização com grande frequência.

2. Tipo do capacete

Se não sabe o tipo, confira nossa matéria sobre como é feito um capacete. O tipo do capacete influencia na segurança, no estilo e no conforto.

Fonte: motorcyclelegalfoundation

3. Tamanho do capacete

O tamanho do capacete deve o mais justo possível, pois o forro se adapta com o rosto. Escolher um capacete que não aperte a testa. Confira se o capacete permite utilizar confortavelmente óculos de sol ou de grau. Caso o equipamento não possua viseira, é obrigatório o uso de óculos de proteção que permitam a utilização simultânea de óculos comuns.

4. Garantia e segurança

Confira se o capacete possui garantia, e não custa repetir: troque o capacete mesmo que não tenha impacto. Visualmente ele pode parecer intacto, mas sua segurança pode se comprometer com o tempo. Qual é melhor: investir em um capacete novo ou lidar com um traumatismo craniano? Confira também se possui selo do Inmetro.

5. Visibilidade

Um dos investimentos é a tecnologia conhecida como pinlock. Trata-se de uma película encaixada na viseira que promete a manutenção de 100% da visão em dias chuvosos, de frio ou neblina.

Extra: O que você faz com o capacete velho? Existem pontos de coleta para reciclagem ou entre em contato com a fabricante do seu capacete para se informar as condições de envio

Comente faz quanto tempo que não troca seu equipamento?

Compartilhe com quem tem moto.