Capa: Auto Express UK

O Campeonato Mundial de Rally surgiu em 1973 e na 50ª temporada trará duas grandes novidades. A primeira, anunciada em 2019, é a introdução da categoria de carros Rally 1 e a utilização inédita de combustíveis sintéticos.

Rally 1

A nova categoria de carros, que substitui a categoria World Rally Cars, tem como foco padronizar algumas peças para diminuir os custos e a introdução de motore híbridos. O motor 1.6 L turbo atual sem mantém, somado com o motor elétrico de 100 kW (135 cv ), com uso livre da potência adicional durante os estágios. Para a segurança, também terá padronização, com a possibilidade das montadoras usar um chassis baseado em carros de produção.

Combustível sintético

A segunda novidade será a utilização do combustível sintético. O combustível é à base de hidrocarbonetos sem fósseis, com uma mistura de componentes sintéticos e biocombustíveis. O grande objetivo é diminuir a emissão de gases CO2. A empresa responsável será a P1 Racing Fuels, uma empresa irlandesa que já tinha assinado contrato com a FIA para fornecer biocombustível para o WTCR , Mundial de Carros Turismo da FIA.

Basicamente, você junta uma parte de biomassa com reações de eletrólise, capturando CO2 de indústrias e fazendo a síntese em laboratório.

O que você acha da novidade? Seria mais uma alternativa de combustível? Comente

Compartilhe com quem gosta de tecnologia automotiva

Imagens: WRC