Para quem não lembra da aula de física, inércia é um propriedade da matéria, que um corpo parado permanece parado e um corpo em movimento permanece em movimento. O IMU, Inertial measurement unit, ou unidade de medição de inércia é um dispositivo  que mede a Força (em Newtons) de um corpo. Isso ligado a acelerômetros, giroscópios e magnetômetros.

Simplificando, a unidade de medição de energia consegue medir a velocidade, aceleração e inclinação de um corpo. O dispositivo foi apresentando no MIT, Massachusetts Institute of Techonology, pelo professor Charles Staker Draper, que mais tarde iria fundar uma empresa chamda Draker Labs, que comercializou os primeiros IMU para a 2ª Guerra Mundial. Desde que a missão Apollo foi anunciada a Draker Labs esteve envolvida no desenvolvimento do IMU para as espaçonaves da missão, o resto você sabem.

Fonte: wikipedia

Com o tempo, o uso da IMU foi se tornando comum em espaçonaves, satélites, drones, até que empresas começaram a utilizar o dispositivo em outras indústrias. Destacamos 2 indústrias: a de jogos eletrônicos, com o Nintendo Wii, que usou a tecnologia para seus controles e a automotiva, que inicialmente utilizou juntamente com sistema GPS para monitorar condições de tráfego.

Na parte de motos, em 2015, a Yamaha atualizou sua YZF R1 e R1M com esta tecnologia:

Fonte: bikesmedia.in

No caso da moto, é um dispositivo eletrônico que mede o pitch(aceleração e frenagem), roll (inclinação) e yaw (guinada). A aplicação desta tecnologia beneficia a forma como a moto é acelerada, ajuda também no sistema de ABS, controle de tração, ou seja, torna a moto mais segura, pois todo movimento da moto é monitorado.

Apesar de ser um dispositivo que ajuda a condução da moto, não é presente em todas as motos. É possível acha-la em motos esportivas, naked ou streetfighters, ou seja normalmente em flagships (motos do topo da tabela de preços) das marcas.

Comente, você acha que deveria ter essa tecnologia em todas as motos?

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