Capa: motorama.com.au

ISOFIX se tornou o padrão para fixação de “cadeirinhas” em veículos. Sua normativa foi determinada pela ISO 13216-1 de 1999.

O sistema consiste em duas âncoras soldadas ou aparafusadas à estrutura da carroçaria ou do assento traseiro – entre o banco e o encosto, nas quais é engatada a “cadeirinha” mediante ganchos. Pode haver uma terceira âncora no teto (top-tether), na parte posterior do encosto, no assoalho do porta-malas, unidas à cadeirinha por um tirante, ou como haste regulável em altura na frente do banco traseiro.

O padrão é plenamente eficaz para os grupos 0 e 0+(até 13 kg) e I (9/18 kg), nos quais um cinto de 5 pontos da própria cadeirinha segura a criança. Já nos grupos II (15/25 kg) e III (22/36 kg), são utilizados os cintos de três pontos do carro para segurar as crianças, as âncoras só servem para fixar assento infantil.

Para prender a “cadeirinha” ao Isofix, basta colocar a cadeira no banco pressionar os clipes da cadeira nas travas que estão no chassi do carro. Confira na hora de comprar o “bebê conforto” se o item possui o sistema para engatas nas âncoras.

Fonte: motorama.com.au

História

Em 1996 Volkswagem pediu para a empresa Britax Römer (especialista em sistemas de segurança infantis) devenvolver um sistema de retenção infantil para o Golf. No ano seguinte é apresentado o Isofix no salão de Frankfurt. O sistema nasceu como uma resposta às limitações dos sistemas de segurança da época, pois as caideirinhas apenas com cintos, criava-se uma folga, causando o efeito chicote em batidas.

Lei

RESOLUÇÃO Nº 518 DE 29 DE JANEIRO DE 2015 – COTRAM. Desde 2018, se aplica no Brasil aos novos projetos de veículos nacionais ou importados, exigindo que estejam equipados com Isofix.

A partir de 2020 a obrigatoriedade se estendeu a todos os veículos, assim como o cinto de segurança de três pontos no centro do banco de trás. Esta obrigatoriedade é devido a comprovação de sua segurança em crash testes dos vários Ncaps pelo mundo.

Comente, seu veículo possui ISOFIX? Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que tem filho pequeno ou vai ter um bebê.