- 19 de março de 2020
- Por KATSUHIRO
- em Tecnologia
Capa: freepik
O velocímetro foi patenteado por Otto Schultze em 1902. O mecanismo consiste em um cabo flexivel que rotaciona junto a transmissão. Um pequeno imã no cabo interage com um copo de alumínio, também chamado de copo de velocidade, ligado a ponta de um velocimetro analógico. A velocidade é medida através de uma mola, que ajuda o torque do copo conforme a velocidade. Por isso você consegue saber a velocidade do veículo.
Fonte: wikipedia
Com a modernidade, velocímetros digitais foram aparecendo e hoje são comuns em vários veículos. Um sensor de rotação é montado na transmissão, que possui imças, que geram uma série de pulsos eletromagnáeticos. A frequência destes pulsos são interpretados pelo ECU (Engine Control Unit) do vepiculo. Em alguns casos, o sensor é acoplado junto ao sensor de ABS nas rodas.
Fonte: internationalfleetworld.com
Este sistema pode ser acoplado a qualquer tipo de painel de instrumentos, seja analógico ou digital. Em alguns modelos, este painel vem acoplado junto com o sistema de GPS, que dá uma medição mais precisa da velocidade, pois mede a mesma por posição do veículo.
E você sabe o que influencia na medição de velocidade do seu carro ou moto? Segue uma lista:
- Tamanho das rodas: principal fator que influencia no velocímetro. Caso vá mudar para uma roda maior, confira nosso guia.
- Calibragem ou gasto dos pneus: se o pneu está em condições ou calibrado corretamente, também influencia em diferença com velocidade real.
- Temperatura e pressão: como influenciam na expansão de várias partes mecânicas, influenciam na medição.
- Peso: como a bagagem que você carrega influencia no pneu, influencia na medição.
Comente, você sabe a % de diferença da velocidade de seu veículo com a real?
Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que acha que a velocidade do veículo é real.