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Para quem não sabe o que é, o supercharger ou supercompressor é um compressor de ar usado para aumentar o fluxo de ar na entrada dos cilindros. Esse fluxo maior representa mais queima de combustível e consequentemente mais potência

Ele é conectado ao virabrequim por uma correia dentada e duas polias, instalado entre o sistema de alimentação e o coletor de admissão.

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Sua diferença entre o turbo, é que o turbo é acionado pelos gases do escape para aumentar o torque e potência em baixas rotações. Como o supercharger é instalado em motores maiores, seu ganho de potência é progressivo com o aumento de rotações (rpm). Mas como um todo os supercompressores são menos eficientes.

Fonte: wikipedia

Em 1878, um engenheiro britânico chamado Dugald Clerk utilizou o primeiro supercompressor em um motor dois tempos. Os primeiros carros comerciais a terem o equipamento foram o Mercedes-Benz em 1921.

São dois tipos de supercompressores:

  1. Descarga positiva: entrega um nível relativamente constante de acréscimo de pressão em todas as velocidades do motor.

São 4 tipos que usam este conceito:

  1. Roots: usam um mecanismo de engrenagem e fluidos.

  2. Lysholm: sistema de duplo parafuso

  3. Powerplus: sistema que usa palhetas

  4. G-Lader: é um sistema em espiral que rotaciona.

  1. Dinâmico: acrescenta pressão de acordo com a velocidade do motor.

São 2 tipos que usam este conceito:

a) Centrífugo: como o próprio nome diz, ele usa a força centrífuga .

b) Axial: usa uma série de hélices num fluxo axial.

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