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Recall significa uma solicitação de devolução de um lote ou de uma linha inteira de produtos feita pelo próprio fabricante. Geralmente, isto ocorre pela descoberta de problemas relativos à segurança do produto. Muito comum em automóveis, o custo de um recall é muito menor que o prejuizo causado por um produto que ofereça perigo de vida.

No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor normatiza o ato, pelo artigo 10º, parágrafo 1º. Ou seja, é direito de toda pessoa que possua um veículo, realizar o recall da montadora de froma gratuita. Como dito anteriormente, o recall normalmente é para consertar defeitos que ofereçam perigos ao condutor e aos passageiros.

Segundo dados do Detran, no ano de 2018 apenas 13,5% dos carros envolvidos em recall foram de fato a concessionária realizar o conserto. E qual a consequência?

Passado um ano do recall, se não realizado, o mesmo fica registrado no licenciamento do carro. Isso representa um possível impecilho na hora da venda do automóvel. Se realizar o recall com a pendência no documento, deve-se notificar em até 15 dias o reparo ao Denatran para regularizar a situação.

O maior recall da história são dos Airbags da Takata, que representaram mais de 24 mortes ao total, sendo uma no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano. Também causou o ferimento de um motorista em 2008.

Fonte: jmonline.com.br

Então, fique atendo ao avisos das montadoras, elas avisam na tv, na internet sobre qualquer fator que possa comprementer o veículo. As concessionárias possuem serviço de leva e traz se caso não consiga sair do serviço por exemplo.

Qual é mais importante a vida da sua familia ou criar desculpas para não realizar um serviço gratuito?

Não ache que o número de recalls represente um produto falho ou de má qualidade. Representa a vontade (e necessiade) da empresa em cuidar de seus produtos depois da venda.

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