- 20 de fevereiro de 2020
- Por KATSUHIRO
- em Tecnologia
Capa: handelsblatt.com
Engana-se quem acha que direção autônoma é algo totalmente novo. O primeiro sistema considerado autônomo foi desenvolvido no Japão em 1977, que podia andar sem a intervenção do motorista em vias marcadas, com o auxilio de duas câmeras.
Na década de 80, a Universidade Carnegie Mellon, dos EUA, desenvolveu o Navlab, que teve várias versões. Em sua quinta edição, em um Pontiac Trans Sport, o Navlab foi o primeiro carro autônomo a cruzar de leste a oeste do pais (exceto por 50km que precisou de auxilio)
Fonte: cmu.edu
Em 2018 a Waymo lançou o primeiro serviço de taxi autônomo, Em Phoenix, Arizona. A Waymo é continuação do projeto do Google que começou em 2009 e mudou para o nome Waymo em 2016, e em 2019 anunciou planos para construir carros em Detroit.
Uma escala de direção autônoma foi criada. Esta escala vai de 0 a 5, e o documento que norteia esta escala se chama SAE J3016. A SAE é a sigla de Society of Automotive Engineers, Sociedade de Engenheiros Automotivos, é um orgão que regula, estuda e educa projetos automotivos.
Nível | Nome | Definição | |||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Motorista monitora condição de direção | |||||||
0 | Sem automação | Todos os sistemas são manipulados pelo motorista | |||||
1 | Assistente de direção | O motorista seleciona o assistente de direção ou de aceleração/frenagem | Sistemas já em uso, controle de cruzeiro é o mais utilizado | ||||
2 | Automação parcial | O motorista seleciona o assistente de direção ou de aceleração/frenagem | |||||
Sistemas autônomos | |||||||
3 | Automação condicional | O sistema assume a direção, aceleração, frenagem, porém precisa da invervenção do motorista em algumas situações. | Alguns modos | ||||
4 | Automação avançada | O sistema responde por todas as situações, mas o motorista pode assumir ações | |||||
5 | Automação total | Sistemas que torna todos os ocupantes do veículo em passageiros |
Já foi lançado o primeiro carro com nivel 3 de direção autônoma, o Marvel X. Mas ainda há vários impasses em relação à tecnologia, principalmente do nivel 3 em frente. Apesar de já existir o Autopilot da Tesla, taxis autônomos, os acidentes que ocorrem, possíveis obstáculos em diferentes países, criam dúvidas na opinião públicasobre o total uso da tecnologia.
Apesar de opiniões diversas, as montadoras estão investindo pesado em sistemas autônomos. Lucas Di Grassi, piloto da Audi na Formula E é o CEO da Roborace, a primeira categoria de carros autônomos, o Devbot 2.0 já correu em Goodwood ano passado:
Comente, o que acha da direção autônoma. Compartilhe com aquele amigo ou familiar que adora tecnologia.