Capa: handelsblatt.com

Engana-se quem acha que direção autônoma é algo totalmente novo. O primeiro sistema considerado autônomo foi desenvolvido no Japão em 1977, que podia andar sem a intervenção do motorista em vias marcadas, com o auxilio de duas câmeras.

Na década de 80, a Universidade Carnegie Mellon, dos EUA, desenvolveu o Navlab, que teve várias versões. Em sua quinta edição, em um Pontiac Trans Sport, o Navlab foi o primeiro carro autônomo a cruzar de leste a oeste do pais (exceto por 50km que precisou de auxilio)

Fonte: cmu.edu

Em 2018 a Waymo lançou o primeiro serviço de taxi autônomo, Em Phoenix, Arizona. A Waymo é continuação do projeto do Google que começou em 2009 e mudou para o nome Waymo em 2016, e em 2019 anunciou planos para construir carros em Detroit.

Uma escala de direção autônoma foi criada. Esta escala vai de 0 a 5, e o documento que norteia esta escala se chama SAE J3016. A SAE é a sigla de Society of Automotive Engineers, Sociedade de Engenheiros Automotivos, é um orgão que regula, estuda  e educa projetos automotivos.

Nível de automação SAE (J3016)
Nível Nome Definição
Motorista monitora condição de direção
0 Sem automação Todos os sistemas são manipulados pelo motorista
1 Assistente de direção O motorista seleciona o assistente de direção ou de aceleração/frenagem Sistemas já em uso, controle de cruzeiro é o mais utilizado
2 Automação parcial O motorista seleciona o assistente de direção ou de aceleração/frenagem
Sistemas autônomos
3 Automação condicional O sistema assume a direção, aceleração, frenagem, porém precisa da invervenção do motorista em algumas situações. Alguns modos
4 Automação avançada O sistema responde por todas as situações, mas o motorista pode assumir ações
5 Automação total Sistemas que torna todos os ocupantes do veículo em passageiros

Já foi lançado o primeiro carro com nivel 3 de direção autônoma, o Marvel X. Mas ainda há vários impasses em relação à tecnologia, principalmente do nivel 3 em frente. Apesar de já existir o Autopilot da Tesla, taxis autônomos, os acidentes que ocorrem, possíveis obstáculos em diferentes países, criam dúvidas na opinião públicasobre o total uso da tecnologia.

Apesar de opiniões diversas, as montadoras estão investindo pesado em sistemas autônomos. Lucas Di Grassi, piloto da Audi na Formula E é o CEO da Roborace, a primeira categoria de carros autônomos, o Devbot 2.0 já correu em Goodwood ano passado:

Comente, o que acha da direção autônoma. Compartilhe com aquele amigo ou familiar que adora tecnologia.