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Para quem não sabe, catalisador por definição é uma substância que acelera uma reação. Em inglês, se chama Catalystic Converter, ou conversão catalístico. No Brasil, usa-se o termo catalisador (mais fácil), que tem a função de acelerar reações de óxido-redução (reações que envolvem troca de elétrons) de gases poluentes. Sua função é transformar gases nocivos, como Óxidos de Nitrogênio (NOx), Monóxido de Carbono (CO) e Hidrocarbonetos (HC), em substâncias menos tóxicas, entre as quais Dióxido de Carbono (CO2), Nitrogênio (N2) e água (H2O).

Fonte: indiamart.com

Sua construção:

  1. Suporte catalístico ou substrato: é uma estrutura em forma de colméia, normalmente feita em cerâmica.

  2. Capa de lavagem: é a estrutura que carrega os catalisadores e também serve para dispersar o material em grandes áreas. Pode ser feita de óxido de alumínio, silício ou titânio.

  3. Cério ou Ceria-Zirconia: òxido de cério ou solução de óxido de cério com óxido de zircônio, que serve para armazenar oxigênio

  4. Catalisador: Metais nobres como Platina, Paládio e Ródio são os metais mais usados para acelerar a reação. Cério, Ferro, Manganês, Níquel e Cobre são usados, mas existem restrições.

Geralmente, essa peça é posicionada próxima ao coletor de escape do motor, antes do silenciador intermediário do cano de descarga. Porém, a localização pode variar um pouco de acordo com o veículo.

O catalisador que vem de fábrica no veículo é projetado para funcionar perfeitamente por, no mínimo, cinco anos ou 80 mil quilômetros. Seu uso pode ser prolongado, dependendo do uso e condição de manutenção. Então vai ai algumas dicas para prolongar seu uso:

  1. Não negligenciar a manutenção do veículo: A vida do catalisador depende do sistema de ignição. O contato com combustível não queimado pode inutilizar a peça.

  2. Não “pegar no tranco”: Esta prática pode permitir a passagem do combustível líquido pela peça.

  3. Não utilizar combustível adulterado: Esta prática pode gerar uma combustão incompleta, podendo danificar a peça.

  4. Óleo lubrificante fora da especificações: Esta prática pode gerar compostos que a peça não foi projetada ou o próprio lubrificante pode danificar a peça

  5. Colisão: O catalisador pode quebrar com impactos fortes.

Para identificar a necessidade de troca, os principais sintomas são gasto excessivo de combustível e barulhos diferentes vindos do escapamento. Mas para verificar de fato sua troca, deve ir ao seu mecânico de confiança.

Comente, se já teve que trocar ou teve problemas com catalisador. Compartilhe com aquele amigo ou familiar que não sabe o que é catalisador.