Capa: lifeatlean.com

Atualmente, a troca de marchas em motos pode acontecer em 3 formas: a manual, a DCT. (Dual clutch transmission) e a CVT (continuously variable transmission). A indústria na busca de melhorar a troca de marchas inventou o quickshifter.

Para quem não sabe, é um dispositivo que elimina o uso de embreagem ou acelerador antes e depois de uma troca de marchas em uma transmissão manual. Isso diminui bastante o tempo de troca de marchas, aumentando a segurança e o conforto da moto.

Fonte: ducati.com

Há vários fabricantes do dispositivo, e basicamente ele funciona sobre a mesma base: um sensor capta a troca de marcha, um microcontrolador (CPU) processa e calcula o tempo para cortar a ignição, resultando na redução da carga na transmissão, permitindo o engate da nova marcha.

Esse sensor pode ser apenas com a mudança de pressão, mas alguns sensores conseguem medir a tensão molecular no cabo da transmissão, evitando leituras falsas por vibração. Este último o preço é bem alto.

O microcontrolador pode ser uma placa específica ou integrada ao ECU (engine computer unit) da moto. O corte pode acontecer na ignição ou breve corte do combustível.

Este tipo de tecnologia é possível ver principalmente em motos esportivas, para diminuir o tempo de troca de marchas.

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