- 21 de maio de 2020
- Por KATSUHIRO
- em Tecnologia
Capa: lifeatlean.com
Atualmente, a troca de marchas em motos pode acontecer em 3 formas: a manual, a DCT. (Dual clutch transmission) e a CVT (continuously variable transmission). A indústria na busca de melhorar a troca de marchas inventou o quickshifter.
Para quem não sabe, é um dispositivo que elimina o uso de embreagem ou acelerador antes e depois de uma troca de marchas em uma transmissão manual. Isso diminui bastante o tempo de troca de marchas, aumentando a segurança e o conforto da moto.
Fonte: ducati.com
Há vários fabricantes do dispositivo, e basicamente ele funciona sobre a mesma base: um sensor capta a troca de marcha, um microcontrolador (CPU) processa e calcula o tempo para cortar a ignição, resultando na redução da carga na transmissão, permitindo o engate da nova marcha.
Esse sensor pode ser apenas com a mudança de pressão, mas alguns sensores conseguem medir a tensão molecular no cabo da transmissão, evitando leituras falsas por vibração. Este último o preço é bem alto.
O microcontrolador pode ser uma placa específica ou integrada ao ECU (engine computer unit) da moto. O corte pode acontecer na ignição ou breve corte do combustível.
Este tipo de tecnologia é possível ver principalmente em motos esportivas, para diminuir o tempo de troca de marchas.
Comente, o que acha dessa tecnologia
Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que busca melhorar a moto.