Capa: nbcnews.com

O console central de um carro, sempre foi um item muito estudado por montadoras, pois compõe o design do veículo e influencia na hora da compra do mesmo. Desde os primórdios dos primeiros carros comerciais, o velocímetro ficava no centro.

Em 1930 surgiu o primeiro rádio comercial com a marca Motorola. Em 1995 a Oldsmobile  introduziu o primeiro carro com sistema GPS integrado. Com o tempo as centrais multimídias foram evoluindo e hoje em dia fazem parte de muitos veículos.

Assim como os smartphones, que existem inclusive pessoas que são viciadas no dispositivo, a integração com o carro seria necessária. E os dois maiores sistemas operacionais de telefones móveis precisavam de uma solução.

Android Auto

Fonte: android.com

O Android Auto surgiu em Março de 2015, possibilitando a integração da central multimídia com o celular. Possibilita GPS, SMS, tocar música, telefone e procura na web, ele também reproduz mensagens do seu aplicativo predileto de mensagens. Em 2018 a Kenwood apresentou no CES o primeiro sistema que possibilita emparelhar o celular com a central sem a necessidade do cabo. O sistema é disponível em 36 países.

Apple CarPlay

Fonte: apple.com

O Apple CarPlay surgiu em Outubro de 2014, possibilitando a integração da central multimídia com iPhone. Possibilita também, GPS, Música, Telefone, calendário, SMS, Audiobooks, Podcasts e programas VoIP (de mensagem). De acordo com a Apple, o sistema é licenciado pelas principais montadoras. A partir do IOS 9, há a possibilidade de ligar o celular com a central via bluetooth. Atualmente no IOS 13.1, está prestes a receber nova atualização.

Desvantagens

Segundo o site I am road smart, um motorista que está nos limites legais de nível de álcool, diminui a reação em 12%.Usando o telefone sem as mãos aumenta para 27%. Usando o telefone aumenta para 46%. Usando o touch do Android Auto aumenta para 53% e Apple CarPlay aumenta para 57%.

Ou seja, se tem uma central multmídia, use-o apenas quando carro está totalmente parado. Você pode colocar a sua e a vida de outros em risco.

Comente, qual sistema você usa? Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que gosta de tecnologia.