Capa: Pixnio

O freio é uma das partes mais importantes de um veículo. Sua manutenção representa uma chance maior de evitar acidentes. Em caso de motos, quem recebe o choque é o próprio condutor, então é preciso uma atenção ainda maior com motociclistas. Separamos 6 dicas para saber a hora de trocar as pastilhas de freio de uma moto.

1.  As pastilhas se desgastam pelo atrito que têm com o disco durante o freagen. A vantagem de motos é que a pastilha é visível, então é posível medir a espessura da pastilha. Ela não pode ficar com menos de 2 mm (desconsiderando a espessua da placa que a pastilha está).

Fonte: Pixabay

2. Se sua moto possui freios a disco na traseira, considere trocar também do eixo traseiro. A espesura diferente em eixos diferentes mudará o comportamento da moto, aumentando as chance de descontrole da mesma.

3. Avalie a forma como usa a moto. Se utiliza-a em estradas, o tempo de troca será maior. Se utiliza apenas em meios urbanos, considere trocas mais rápidas

4. O principal sintoma, caso não consiga medir a espessura da pastilha, é pelo som. Fique atento a sons que o freio faz, a mudança é nítida quando as pastilhas estão no fim da vida útil.

5. A recomedação é que a cada 10 mil ou 15 mil km, dendependo do uso, faz a revisão em um mecânicos, para aproveitar e revisar todo o sistema de freios, junto com as pastilhas para ter a melhor frenagem sempre.

Fonte: pxfuel

6. Outra dica, mas esta é para o uso conforme o condutor. Como é seu estilo de guiar? Acelera e freia o tempo todo? Fica costurando entre os carros, esperando que todos o enxergue? Faça uma condução segura, respeitando as leis, respeitando pontos cegos de carros e caminhões que as chances de se envolver em acidente vai diminuir bastante.

Comente, você cuida do freio da sua moto?

Compartilhe com quem possui motos.