Capa: Škoda

Para quem não conhece a Škoda Auto, é uma marca de carros checa que surgiu em 1925, fruto de fusão da Laurin & Kelment, fundada em 1895 e a Škoda Pilsen. Em 1991 virou subsidiária da VW. 

Apesar de usar mesmas peças, mesmas plataformas, os carros da marca checa são diferentes, seu principal carro, o Fabia, sendo premiado por bom preço, performance e seu nível de equipamentos, além de seu bom desempenho em categorias de base do WRC, mundial de rally.

Com o anúncio do ID.4, o primeiro SUV inteiramente elétrico da VW, muitos estavam anciosos pelo modelo checo. Ontem foi a premiere do Enyaq IV, que compartilha de mesma plataforma e peças do SUV elétrico da Volkswagen, mas é um modelo diferente, com um design mais interessante, com linhas mais agressivas.

Além de ser o primeiro modelo elétrico da marca , ele também serve como comemoração dos 125 anos de atividades na República Checa. A entrega das primeiras unidades está prevista para segundo trimestre de 2021. A primeira versão do modelo, The Founders Edition será equipado com o Crystal Face, que é a grande frontal iluminada por 130 LEDs. Vem equipado com rodas 21" também

O SUV terá 5 versões, com 3 opções de baterias e motores traseiros que variam de 109 a 225 kW (148 a 305 cv) de potência, variando o torque entre 220Nm e 460 Nm, podendo ter uma autonomia de até 510km no ciclo WLTP. Confira a ficha técnica

Dimensões 4,649 x 1,879 x 1,616 mm, distância entre-eixos: 2,765 mm
Modelo ENYAQ 50 iV ENYAQ 60 iV ENYAQ 80 iV ENYAQ 80x iV ENYAQ RS iV
Tração 4 x 2 4 x 2 4 x 2 4 x 4 4×4
Potência 109 kW 132 kW 150 kW 195 kW 225 kW
Torque 220 Nm 310 Nm 310 Nm 425 Nm 460 Nm
0–100 km/h 11,4 s 8,7 s 8,5 s 6,9 s 6,2 s
Velocidade máxima 160 km/h 160 km/h 160 km/h 160 km/h 180 km/h
Autonomia (WLTP) 340 km 390 km 510 km 460 km 460 km

Internamente, ele tem um design bem diferente de seu primo ID.4. Equipado com central multimídia 13", que possui conectividade com o aplicativo que pode controlar remotamente o ar condicionado e o carregamento da bateria. O painel também é totalmente digital. Na parte de segurança, ele é equipado com o Travel Assist, com 9 Air Bags, sistema pró-ativo de proteção a passageiros, assistente de colisão, assistente de direção, controle de cruseiro adaptativo, assistente de faixa, assistente de tráfego. Também é equipado controle remoto de estacionamento.

Ainda sem preço anunciado, a expectativa é preços próximos a 40mil Euros (R$ 256 mil)

Fonte das fotos: Škoda

Comente, o que acha desse carro elétrico

Compartilhe com quem gosta de SUVs