Capa: Škoda
Para quem não conhece a Škoda Auto, é uma marca de carros checa que surgiu em 1925, fruto de fusão da Laurin & Kelment, fundada em 1895 e a Škoda Pilsen. Em 1991 virou subsidiária da VW.
Apesar de usar mesmas peças, mesmas plataformas, os carros da marca checa são diferentes, seu principal carro, o Fabia, sendo premiado por bom preço, performance e seu nível de equipamentos, além de seu bom desempenho em categorias de base do WRC, mundial de rally.
Com o anúncio do ID.4, o primeiro SUV inteiramente elétrico da VW, muitos estavam anciosos pelo modelo checo. Ontem foi a premiere do Enyaq IV, que compartilha de mesma plataforma e peças do SUV elétrico da Volkswagen, mas é um modelo diferente, com um design mais interessante, com linhas mais agressivas.
Além de ser o primeiro modelo elétrico da marca , ele também serve como comemoração dos 125 anos de atividades na República Checa. A entrega das primeiras unidades está prevista para segundo trimestre de 2021. A primeira versão do modelo, The Founders Edition será equipado com o Crystal Face, que é a grande frontal iluminada por 130 LEDs. Vem equipado com rodas 21" também
O SUV terá 5 versões, com 3 opções de baterias e motores traseiros que variam de 109 a 225 kW (148 a 305 cv) de potência, variando o torque entre 220Nm e 460 Nm, podendo ter uma autonomia de até 510km no ciclo WLTP. Confira a ficha técnica
Dimensões | 4,649 x 1,879 x 1,616 mm, distância entre-eixos: 2,765 mm | ||||
Modelo | ENYAQ 50 iV | ENYAQ 60 iV | ENYAQ 80 iV | ENYAQ 80x iV | ENYAQ RS iV |
Tração | 4 x 2 | 4 x 2 | 4 x 2 | 4 x 4 | 4×4 |
Potência | 109 kW | 132 kW | 150 kW | 195 kW | 225 kW |
Torque | 220 Nm | 310 Nm | 310 Nm | 425 Nm | 460 Nm |
0–100 km/h | 11,4 s | 8,7 s | 8,5 s | 6,9 s | 6,2 s |
Velocidade máxima | 160 km/h | 160 km/h | 160 km/h | 160 km/h | 180 km/h |
Autonomia (WLTP) | 340 km | 390 km | 510 km | 460 km | 460 km |
Internamente, ele tem um design bem diferente de seu primo ID.4. Equipado com central multimídia 13", que possui conectividade com o aplicativo que pode controlar remotamente o ar condicionado e o carregamento da bateria. O painel também é totalmente digital. Na parte de segurança, ele é equipado com o Travel Assist, com 9 Air Bags, sistema pró-ativo de proteção a passageiros, assistente de colisão, assistente de direção, controle de cruseiro adaptativo, assistente de faixa, assistente de tráfego. Também é equipado controle remoto de estacionamento.
Ainda sem preço anunciado, a expectativa é preços próximos a 40mil Euros (R$ 256 mil)
Fonte das fotos: Škoda
Comente, o que acha desse carro elétrico
Compartilhe com quem gosta de SUVs