Capa: volkswagenag

O coeficiente de resistência aerodinâmica ou coeficiente de arrasto (Cx ou Cd dependendo do idioma) deixou de ser apenas um fator que afeta carros de corrida. A primeira coisa que pensamos é como as equipes de F1 investem em partes aerodinâmicas dentro do regulamento da FIA, que representam mais velocidade.

Fonte: researchgate

O principal fator a limitar a velocidade de deslocamento de um automóvel é a resistência oferecida pelo ar à sua progressão. E com o aumento da rigorosidade das leis de emissões de gases dos países europeus nos últimos anos, as montadoras estão gastando muitas horas em túneis de vento para aumentar a eficiência energética.

O coeficiente é calculado por uma fórmula da física de fluidos, onde se considera o formato do objeto, densidade do ar e velocidade do objeto. Quanto menor o valor do Cx, menor a resistência ao ar e mais eficiente em termos aerodinâmicos é o projeto.

Na prática dois veículos podem ter o mesmo Cx, e ainda assim apresentarem eficiências muito diferentes em função de parâmetros tais como altura, largura, vão livre em relação ao solo, pneus mais largos ou apêndices aerodinâmicos, entre os quais podemos citar aerofólios, defletores, difusores, tomadas de ar e geradores de vórtices.

Desta forma, as montadoras investem muito para definir o design de seus veículos, de forma a obter um desenho que agrade seus consumidores e que tenha o menor consumo de combustível possível

Fonte: businessinsider

Comente, você tem a curiosidade de saber o coeficiente de arrasto de um carro que queira comprar?

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