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Se você possui qualquer veículo com pneu e trafega com ele, está sujeito a furar o pneu. É o que todo mundo já está cansado de ver, buracos e também objetos, como arames, pregos, parafusos, rochas (pedra é só usado quando é preciosa), ou aquele descuido quando você bate no meio fio.
Se você não sabe o que fazer, esse guia é para você.
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Identificar o pneu furado
Hoje a maioria dos carros são equipados com direção hidráulica ou elétrica. Apesar de gerar conforto para o motorista, a identificação do pneu furado é dificultada. Apenas quando o pneu atingir certo ponto, você vai perceber que a direção vai puxar para o lado do pneu furado. Se acontecer isso, diminua a velocidade (20km/h), acione o pisca alerta e ache um lugar seguro para trocar pelo estepe.
Se você estiver numa moto, a identificação é mais fácil. Se furar o pneu dianteiro, o jeito é chamar ajuda, algumas borracharias possuem camionetes para buscar sua moto. Se furar o pneu traseiro, ande devagar até a borracharia, inclinando o corpo para frente, se a motor for street.
Evite trafegar muito com o pneu furado, isso pode danificar o pneu, até cortá-lo.
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Consertar o pneu furado
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Spray reparador
Fonte: mercadolivre
Os pneus sem câmara de ar podem ser reparados temporariamente usando um spray reparadora. Existem diferentes marcas, mas todas funcionam da mesma forma: uma solução líquida que veda o furo de dentro para fora, e ainda enche o pneu com aproximadamente 16 libras. O spray reparador não serve para furos maiores que 5 milímetros e rasgos na lateral do pneu.
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Borracharia
Se você se encontra perto de uma borracharia, os tipos de conserto são:
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Macarrão (ou refil): Esta é a opção mais comum, onde o furo é preenchido com um pedaço de elástico, sem que o pneu precise ser desmontado. É uma solução idealizada para uso temporário, mas que acaba se tornando permanente na maioria dos casos.
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Manchão (ou plugue): Nesse caso, o pneu é desmontado, e aplica-se uma espécie de adesivo na parte de dentro do pneu, em cima do furo.
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Manchão combinado: Outra opção muito usada, combina as duas técnicas anteriores. O macarrão é aplicado na parte externa, e o manchão garante o reparo na parte interna.
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Trocar o pneu
Fonte: freepik
Se a opção é trocar pelo estepe ou pneu sobresalente. O que você precisa fazer:
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Sinalize que você está fazendo manutenção do veiculo. Posicione o triangulo a uma boa distancia, a dica é colocar o triângulo a distância equivalente a velocidade da via. Por exemplo, se a via é 40kmh, colocar o triângulo a 40 metros de distância.
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Acione o freio de mão e engate uma marcha (com o carro parado e desligado) para que ele não se mova durante a troca.
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Pegue a chave de roda e solte os parafusos das rodas, encaixe perfeitamente para evitar danos ao parafuso. Se os parafusos estiverem apertados, pegue a chave de roda e dê algumas pancadas nos parafusos. Com a chave de roda encaixada, com a mão aberta dê algumas pancadas na chave, dessa forma, os parafusos soltarão. Não retire os parafusos ainda.
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Pegue o macaco e levante o carro.
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Termine de soltar os parafusos.
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Retire a roda com o pneu furado e coloque o pneu sobressalente.
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Coloque os parafusos novamente, prendendo o estepe. Aperte os parafusos até o fim do curso, sem aplicar força neles.
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Solte o macaco.
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Com o carro já no chão, aperte bem os parafusos, a dica é que use a mão aberta e dê pancadas fortes, se ouvir um rangido, é o ponto certo.
Comente, já passou por apuros antes com pneus furados? Compartilhe com aquele amigo ou familiar que não sabe o que fazer quando o pneu fura.