Imagens: Fraunhofer

Na busca por alternativas de combustível, devido as restrições impostas pelas normas de gases poluentes, principalmente da União Eruopéia, as empresas investem muito dinheiro e tempo em soluções. Uma das alternativas são os carros movidos a hidrogênio. Mas não há soluções viáveis ainda para motos e scooters com esse tipo de combustível, pelo tamanhos dos tanques de hidrogênio que precisariam ser instalados.

fonte: Toyota

O Instituto Fraunhofer e a IFAM então desenvolvendo uma alternativa de combustível baseado em hidrogênio chamado POWERPASTE ou Pasta poderosa, que é baseado em hidreto de magnésio, um material já estudado desde 1951 e atualmente estudado como forma de armazenar hidrogênio em temperatura e pressão ambiente. O composto reage com água, liberando gás hidrogênio, que pode ser como combustível em uma célula.

Gerador utilizando a pasta com potencial de 100 W por célula de combustível

Em termos de capacidade, a pasta possui uma alta capacidade de armazenar hidrogênio, proporcionando uma autonomia maior que as versões elétricas e até a combustão. Esta possibilidade permite seu uso em carros maiores, assim como drones e outras aplicações portáteis como geradores e equipamentos de acampamento. Outra vantagem da pasta é seu custo de operação, que é mais barato que outras formas de combustível, pois não precisa de infraestruturas caras para seu armazenamento e distribuição.

A produção em larga escala da pasta está prevista para este ano, com potencial de 4 toneladas por ano.

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