Óleos lubrificantes são usados a fim de garantir o bom funcionamento de motores em geral, sem que as máquinas em questão sofram algum tipo de dano. Essas substâncias reduzem o atrito entre as peças, o que acaba aumentando a vida útil de seus componentes.
Para que haja uma manutenção adequada para cada tipo de material e seus componentes, é necessário que os tipos de óleos lubrificantes sejam conhecidos, pois só assim será possível escolher o melhor tipo para diferentes situações.
É também importante saber o tipo de uso do veículo. Usos urbanos com engarrafamentos são considerados de uso severo, com recomendação pelas próprias fabricantes de realizar a troca do óleo antes das revisões programadas. Usos em rodovias, o motor trabalha em um ritmo saudável, considerado uso leve, podendo seguir as recomendações do manual do proprietário.
Os tipos mais usados são os óleos minerais e os óleos sintéticos.
fonte: freepik
O que é e para que serve o óleo lubrificante?
Os óleos lubrificantes são substâncias depositadas entre duas superfícies, onde pelo menos uma delas é móvel, a fim de criar uma película protetora entre elas, o que acaba reduzindo o atrito.
Um lubrificante tem como seu objetivo principal o aumento da vida útil dos equipamentos. Além disso, ele também otimiza o consumo de combustível do motor e aumenta a capacidade de resposta do maquinário em condições adversas.
A reposição do óleo é uma das partes mais importantes da manutenção de qualquer máquina.
Isso acontece por conta de suas funções, tais como:
- Lubrificar: esta é a principal função de um óleo lubrificante, pois diminui o desgaste e o atrito que ocorre entre duas superfícies móveis;
- Vedar: a película criada por um lubrificante tem a função de vedar a passagem dos gases para o carter no momento da expansão;
- Limpar: quando ocorre uma combustão incompleta do combustível em questão, alguns resíduos carbonosos ficam acumulados no óleo lubrificante, o que mantém as superfícies limpas.
- Arrefecer: o óleo lubrificante tem a função de diminuir o calor gerado pelo motor;
- Proteger conta a corrosão e a ferrugem: o lubrificante neutraliza todos os contaminantes resultantes corrosivos da queima de combustível.
fonte: wikipedia
E o código o que significa?
O código vem da classificação SAE - Sociedade Anônima dos Estados Unidos. Classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade.
Por exemplo um óleo 10w40, se comporta bem em temperatura frias por causa do 10w (w de winter, inverno em inglês) e 40, podendo trabalhar também em altas temperaturas.
Lembre-se de sempre consultar seu manual, consulte na troca de óleo sobre a recomendação de troca conforme seu uso.
Comente abaixo sobre seus costumes, se já teve problemas