Sim, mais um guia sobre pneus. É um assunto extenso e importante. Se você não sabe o que é Treadwear, está no lugar certo.

TWI (treadwear Indicator) é a marca de segurança que tem no pneu. Sabe quando você vai usando o pneu, a marca aproxima, se você leva em um alinhamento e balanceamento, o mecânico fala, está chegando na hora de trocar...

Pois é tem muita gente que ignora essa marca e anda até o pneu ficar careca. O que você vê de pneu usado sem a marca em locais que vendem pneus novos/recauchutados/remold é quase insano. Vamos fazer um teste:

Fonte: http://blog.autointhebox.com/wp-content/uploads/2015/04/Tire-wear-visual-indicator-tire-wear-bars-874x492.jpg

Este pneu da foto, você andaria com ele ou trocaria? Responda abaixo nos comentários.

Vamos voltar ao ponto que muita gente anda com o pneu até ficar careca. Os sulcos, vincos que estão nos pneus, servem para a água passar e evitar aquaplanagem (se você vê corridas, agora sabe pq o carro não fica na pista com pneu slick, sem sulcos). Se você pensa: "em minha cidade não chove muito", ok, mas o grande problema de continuar trafegando com o pneu, é que quando chega no twi, a borracha do pneu como um todo está chegando ao seu fim. Ou seja, a probabilidade de chegar na lona aumenta, e consequentemente, um pneu que chegue a lona, perde aderência, podendo estourar, furar, podendo causar acidentes mesmo em velocidades pequnas, sem contar os danos que podem causar ao conjunto de amortedores/mola e direção, se houver impacto. Sem contar também, que você leva multa se for flagrado trafegando com o pneu careca. Infração grave, 5 pontos na carteira e multa de R$195,23.

Muitas fabricantes de pneus, adicionam o Treadwear aos seus pneus para indicar a quantidade de uso do pneu. A medida na verdade vem da UTQG, Uniform Tire Quality Grading, ou Graduação Uniforme de Qualidade de Pneus, que são os parâmetros que foram implementados nos Estados Unidos para venda de pneus. São constiuidos por 3 partes:

Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/93/UTQG_ratings_on_Japanese_Tire.jpg/1024px-UTQG_ratings_on_Japanese_Tire.jpg

  1. Treadwear: é um número determinado em testes, quanto maior o número, mais duro, maior a distância de frenagem, menor o gasto. O que é polêmico é o gasto: teoricamente, quanto maior o valor, menor o gasto, porém muitos fatores influenciam, como condução, manutenção, rodízio, calibragem.
  2. Traction: Tem 4 valores: AA, A, B e C. Representa a habilidade de parar. AA sendo o melhor e C o pior.
  3. Temperature: Tem 4 valores: AA, B e C. Representa a capacidade de dissipação de calor em velocidade, essa dissipação ajuda na conservação do pneu. AA sendo melhor e C sendo proibido em território americano.

Comenta ai se quer uma matéria específica sobre algum assunto.