A eletrificação está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Vários modelos de carros e motos podem ser adquiridos, porém, ainda é um ramo muito novo em nosso país. Com a declaração de vários páises da Europa dando prazo para as montadoras eletrificarem seus modelos, não demorará muito para popularizar esta variante de transporte.

Engana-se quem acha que veículos elétricos são novidade, o primeiro projeto foi do húngaro Ányos Jedlik em 1828. Porém ainda hoje, um grande "defeito" dos veículos elétricos é sua autonomia. Atualmente existem veículos com autonomia de 600km, porém com preços exorbitantes.

No Brasil outro defeito, ainda existem poucos pontos de recarga rápida.

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E como funciona as leis no Brasil? É possível ver várias scooter elétricas rodando pelas ruas.

Se a potência for inferior a 350 w, com velocidade inferior a 25km/h, são classificadas como bicicletas, porém o uso do capacete é obrigatório. Podem circular em calçadas(dependendo da legislação da cidade), ciclofaixas, ciclovias e ruas.

Patinetes elétricos, podem circular nas calçadas até 6km/h e nas ciclofaixas e ciclovias até 20km/h

Acima disso, podem circular apenas nas ruas, até 60 kmh, não necessita de placa, mas é necessário capacete e ACC (Autorização para conduzir ciclomotor) ou CNH A. Acima de 60km/h, necessita de placa, capacete e CNH A obrigatoriamente.

Já viu alguém andar com scooter acima de 350w sem ACC e sem capacete? O individuo está sujeito a multa, a infração é gravíssima e tem o valor de R$880,41, e retenção do veículo até apresentação de condutor habilitado.

retenção do veículo até apresentação de condutor...
Fonte: https://folhadolitoral.com.br/transito/detran-parana-explica-regras-para-conducao-de-motocicletas-e-bicicletas-eletricas-ou-motorizadas/

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